Ministério da Saúde confirma edital com 21,5 mil vagas de emprego na área

Programa Médicos pelo Brasil vai oferecer mais de 21 mil vagas de emprego para profissionais que atuarão em todo o país. Os médicos contratados integrarão as equipes do SUS oferecendo atendimento gratuito em várias especialidades.

Ministério da Saúde confirma edital com 21,5 mil vagas de emprego na área
Ministério da Saúde confirma edital com 21,5 mil vagas de emprego na área (Imagem: FDR)

O Ministério da Saúde vai realizar um processo seletivo 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o Projeto Mais Médicos para o Brasil. Os profissionais vão reforçar o atendimento do SUS.

Vagas de emprego do Ministério da Saúde

A estimativa é de que o processo seletivo contemple ao todo 5.233 municípios brasileiros, ou seja, quase 94% do país.

A seleção já foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada, mas ainda terá o edital publicado, o que se espera que aconteça nesse mês.

Para receber os médicos selecionados nesse concurso é necessário que o gestor de saúde municipal faça a adesão ao Programa Médicos pelo Brasil.

E a nossa recomendação é que os gestores não percam essa oportunidade de levar saúde e a presença de médicos qualificados para atender com dignidade o cidadão”, diz o secretário de Atenção Primária da pasta, Raphael Câmara.

Programa Médicos pelo Brasil

Criado em 2019, o objetivo do programa é oferecer o atendimento médico em locais com alto índice de vulnerabilidade social; ele é resultado do trabalho do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.

O orçamento previsto para o primeiro ano do projeto é de R$ 1,2 bilhão, esse valor deve custear principalmente as contratações.

Para estabelecer os municípios que serão atendidos o Ministério da Saúde fez uma classificação do território nacional em grau de prioridade.

O que aconteceu com base na classificação geográfica definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os médicos vão oferecer atendimento nas Unidades de Atenção Básica à Saúde. Uma das grandes vantagens do programa é a contribuição para a formação médica dos profissionais, o que acontece de forma prática, e a oferta de atendimento gratuito à população.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.