Bitcoin: 55% dos investidores fizeram aporte na criptomoedas em 2021, diz pesqusia

Ao longo deste ano, foi crescente o interesse e a demanda por bitcoin, mesmo com a volatilidade da moeda digital. Mais de 50% dos investidores atuais passaram a investir na criptomoeda nos últimos 12 meses, de acordo com a empresa Grayscale Investments.

Através de uma pesquisa que conversou com 1.000 pessoas, cerca de um quarto delas afirmou que já tinha bitcoin. Deste total, 55% iniciaram seus investimentos em 2021.

Este resultado demostra um aumento expressivo que as criptomoedas tiveram ao longo deste ano, ao passo que os investidores colocaram seu dinheiro na classe de ativos voláteis em meio à crescente popularidade também de produtos auxiliares, como NFTs, por exemplo.

Apenas neste ano, o bitcoin cresceu quase 70% logo após uma recente queda. Em paralelo, outros tokens tiveram o valor quintuplicado, como o Ether.

“Está se tornando cada vez mais difícil para os investidores ignorar o Bitcoin à medida que seu preço continua subindo”, informou a pesquisa.

Nos Estados Unidos, cerca de 80% dos entrevistados afirmaram que colocariam mais dinheiro na classe de ativos caso existisse um fundo negociado em bolsa de bitcoin, produto ainda não aprovado pelos reguladores.

O levantamento mostrou ainda que o modo como os investidores desejam comprar criptomoedas está se modificando. No ano passado, cerca de três quartos afirmam que preferiam adquirir bitcoin através de uma bolsa, ao passo que mais de 60% agora dizem preferir negociar por meio de um aplicativo de criptografia como eToro ou Coinbase. Por conta da mudança, mais de um terço afirmou que prefere uma bolsa atualmente.

Segundo a gestora de ativos, cada vez mais, os investidores estão tratando o bitcoin como reserva de valor e estão preferindo manter seus investimentos. 

O que é bitcoin?

As criptomoedas são ativos da mesma forma que o real, dólar e euro, porém que circulam somente em ambiente virtual.Entre estas moedas, o bitcoin é a mais conhecida, mas existem tantos outros, como Ethereum, Litecoin e Ripple.

A base do sistema do Bitcoin é a criptografia. É isso que garante que o sistema funcione e que todas as transações sejam efetuadas de forma segura e anônima. Por conta disso os Bitcoins são chamados de criptomoedas.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.