Novos grupos farão a prova do Enem 2021 no próximo mês; confira as datas

Segunda aplicação do Enem 2021 se aproxima e deve atender a três grupos. As provas devem ter o mesmo nível de dificuldade, mas não serão as mesmas já aplicadas nesse ano; saiba mais.

Novos grupos farão a prova do Enem 2021 no próximo mês; confira as datas
Novos grupos farão a prova do Enem 2021 no próximo mês; confira as datas (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 encerrou sua primeira aplicação há alguns dias, inclusive, o gabarito oficial já foi divulgado pelo INEP.

Agora, o órgão se prepara para a segunda aplicação do exame, nessa edição teremos duas datas de provas.

Isso porque foi necessário reabrir os perdidos de isenção, o que só aconteceu após determinação do Supremo Tribunal Federal.

Quem vai fazer as provas do Enem 2021 em janeiro?

No primeiro mês do próximo ano, nos dias 9 e 16 de janeiro, participarão das provas os “novos inscritos”, aquelas pessoas que fizeram o pedido de isenção no mês de setembro, durante a reabertura do prazo.

Além deles, também participação os inscritos no Enem PPL, que é voltado às pessoas privadas da liberdade por estarem cumprindo medidas socioeducativas em unidades de todo o país.

Também farão as provas todas as pessoas que tiverem o pedido de reaplicação aceito pelo INEP.

O que muda na segunda aplicação do Enem 2021?

Basicamente, a única coisa que muda é que em janeiro será aplicada apenas a versão impressa do exame. Ou seja, não haverá oportunidade de participação na versão digital.

Outra mudança também é quanto a prova em si, isso porque é impossível que o INEP utilize a mesma prova já aplicada em novembro, até porque seria injusto com os demais participantes.

Fora isso, as regras seguem as mesmas já usuais, como uso de caneta esferográfica preta de material transparente; obrigatoriedade do uso de máscara; distanciamento social; proibição do uso de aparelhos eletrônicos, entre outras.

Para todos os participantes, tanto da primeira quanto da segunda aplicação, o resultado estará disponível no dia 11 de janeiro.

Apenas os candidatos treineiros terão que esperar um pouco para conferir o seu desempenho juntamente com a correção da redação do exame.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.