Como solicitar reaplicação da prova do Enem 2021? Prazo termina hoje (3)

A prova de reaplicação do Enem 2021 vai acontecer em janeiro do próximo ano. Mas, para participar é necessário ter a solicitação aceita pelo INEP; veja quem tem direito e como fazer o pedido.

Como solicitar reaplicação da prova do Enem 2021? Prazo termina hoje (3)
Como solicitar reaplicação da prova do Enem 2021? Prazo termina hoje (3) (Imagem: FDR)

A reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 vai acontecer juntamente com a aplicação regular para quem se inscreveu na reabertura dos pedidos e isenção e para os participantes do PPL.

Ou seja, 9 e 16 de janeiro de 2022, mas, é importante lembrar que nem todos as pessoas têm direito a esse recurso e que os casos são analisados e aceitos ou não.

Situações que dão direito a reaplicação do Enem 2021

Inscritos que tiveram diagnostico de doenças infectocontagiosas, como:

  • Coqueluche,
  • Covid-19,
  • Difteria, doença invasiva por Haemophilus,
  • Doença meningocócica e outras meningites,
  • Influenza humana A e B;
  • Influenza,
  • Poliomielite por poliovírus selvagem
  • Rubéola,
  • Varicela,
  • Varíola.

Quem não fez as provas por conta de problemas logísticos, como:

  • Desastres naturais,
  • Falta de energia elétrica.
  • Quem não pode participar das provas digitais devido a problemas que ocorreram no servidor.

Além dessas situações, os cerca de 500 inscritos que não fizeram a prova do dia 21 de novembro por conta da operação policial no complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ) também terão direito a solicitação.

Como fazer a solicitação de reaplicação do ENEM 2021?

Os estudantes que se enquadrarem em uma das situações listadas acima poderão fazer o pedido de reaplicação através da Página do Participante, mas, o prazo se encerra as 23h59 do dia de hoje.

O candidato deve acessar o portal com seu CPF e senha, cadastrados em gov.com. No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021.

Caso tenha sido uma das doenças listadas, ele deverá enviar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

O documento deve ter o nome do participante, o CID (que é o código da doença) e assinatura de um profissional de saúde que comprove a condição. Esse requisito é válido para todas as doenças listadas, incluindo a COVID-19.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.