Após polêmica, questão da Copa do Brasil será anulada do Enem

Questão da prova de matemática do Enem 2021 foi alvo de muito debate e profissionais afirmaram que ela não tinha uma alternativa correta. Ao divulgar o gabarito oficial, o INEP anulou esta questão.

Após polêmica, questão da Copa do Brasil será anulada do Enem
Após polêmica, questão da Copa do Brasil será anulada do Enem (Imagem: FDR)

É muito raro uma questão ser anulada no Exame Nacional do Ensino Médio.

Para se ter noção, desde 2009, quando o exame foi reformulado, foram apenas 8 situações como essa, a última em 2020, com duas questões.

A pergunta era de análise combinatória e probabilidade e usava os times campeões da Copa do Brasil até 2018. De acordo com professores da área, ela não possuía uma alternativa de faro correta, com isso, foi unanimidade entre eles que essa pergunta deveria ser anulada.

Questão anulada prejudica o participante do Enem 2021?

É importante lembrar que as provas do exame possuem cadernos com cores diferentes, mas as questões são as mesmas.

O que acontece é que elas aparecem em ordem diferente.

Assim, todos os participantes tiveram uma questão anulada nessa edição do exame e nenhum será prejudicado.

Na prova rosa ela era questão de número 157, na azul a 138155 da prova cinza e 178 da prova amarela.

O INEP divulgou uma nota onde afirma que nenhum participante do ENEM 2021 será prejudicado com a anulação.

Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item”, afirma a nota oficial.

 No TRI o que importa é a combinação entre o nível de dificuldade das questões acertadas e que as respostas dos estudantes tenham uma coerência entre acertos fáceis e difíceis.

Isso quer dizer o seguinte, nesse método, é esperado que se você consegue acertar muitas perguntas classificadas como difíceis deve também ter um alto índice acerto de questões fáceis.

São exatamente esses aspectos que fazem com que o estudante não seja prejudicado em situações como essa.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.