Publicado gabarito oficial do ENEM 2021; veja onde e como consultar

A espera acabou, o INEP acaba de divulgar o gabarito oficial do ENEM 2021. Até então os participantes faziam a correção através dos gabaritos extraoficiais. A correção da redação vai ser divulgada apenas após o resultado do exame.

Publicado gabarito oficial do ENEM 2021; veja onde e como consultar
Publicado gabarito oficial do ENEM 2021; veja onde e como consultar (Imagem: FDR)

A primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 foi encerrada no último domingo.

Falamos assim, pois, ainda vai acontecer outra rodada de provas em janeiro, que inclui a reaplicação do exame.

Essa foi a edição com menor número de inscritos e de participantes, foi registrado um índice de 29% de faltantes, com isso, apenas 2.179.559 inscritos fizeram as provas. Há pouco o INEP divulgou os gabaritos oficias do Enem impresso e digital.

Onde consultar os gabaritos do ENEM 2021?

Para acessar todas as respostas oficiais do ENEM Digital e Impresso de 2021, acesso ao site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Quanto ao resultado, os participantes terão que esperar até 7 de fevereiro para consultar o seu desempenho nas provas objetivas e de redação do exame.

Questão anulada no Enem 2021

Após muitos professores afirmarem que a questão de número 157 da prova rosa, a 138, na azul155 da prova cinza e 178 da prova amarela não tinha uma alternativa realmente correta, o INEP anulou ela.

De acordo com o Instituto essa anulação não compromete a correção da prova e a nota dos participantes.

Isso porque ela não é calculada apenas com base no número de acertos. Mas, leva em consideração uma coerência entre o número de questões fáceis e difíceis que foram respondidas corretamente.

Quando sai a correção da redação do Enem 2021?

Caso você ainda não saiba, além da nota da redação, o INEP também divulga a correção da redação.

Nela os participantes podem conferir quanto tirou em cada competência, isso ajuda na preparação para as próximas edições do exame.

O INEP ainda não divulgou a data de publicação das correções. Mas, isso acontece algum tempo após a publicação do resultado do exame e, geralmente, junto com o desempenho dos candidatos treineiros.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.