UPE troca regras para acesso ao SSA após novidades no ensino médio

Mudanças no ensino médio em Pernambuco faz UPE alterar também o Sistema Seriado de Avaliação. A instituição planeja implementar alterações gradativamente nas três etapas do SSA.

publicidade
UPE troca regras para acesso ao SSA após novidades no ensino médio
UPE troca regras para acesso ao SSA após novidades no ensino médio (Imagem: FDR)

O Novo Ensino Médio que começa a ser implementado em todo o país no próximo ano fez com que a Universidade de Pernambuco começasse a implementar mudanças no SSA.

Mudanças no SSA da UPE

Por se tratar de uma avaliação seriada a instituição decidiu implementar as mudanças de forma gradativa, o que fará com que os estudantes não sejam prejudicados.

publicidade

Com isso o cronograma da instituição prevê que elas aconteçam da seguinte forma:

  • 2022:Somente SSA 1 terá o novo formato
  • 2023:SSA 1 e 2 terão o novo formato
  • 2024:SSA 1, 2 e 3 terão o novo formato

A UPE planeja atender aos currículos do novo ensino médio. Assim, a 1ª e 2ª etapas do SSA serão voltadas à formação básica: linguagens, ciências da natureza, matemática e ciências humanas e sociais aplicadas.

Já a 3ª etapa será composta de questões de formação geral básica, redação e do itinerário formativo (área específica que o próprio estudante escolhe).

O que continua é a aplicação em dois dias. Outra mudança é nos critérios de eliminação, os participantes das duas primeiras etapas que faltarem em apenas um dia de provas terão computadas as notas do dia que em que estavam presentes, o que gera sim uma média.

Enquanto que os participantes da última etapa devem ficar atentos aos critérios de eliminação, são eles:

publicidade
  • Inscritos que faltarem em qualquer dia de provas;
  • Quem será zerar qualquer prova;
  • O número de acertos mínimos em cada prova para não ser eliminado é dias questões;
  • É necessário ter nota mínima de 30% da maior pontuação do curso pretendido, na prova de formação geral, para não ser eliminado.

Além de tudo isso, para ter a redação corrigida é necessário acertar acima da nota de corte.

Sistema Seriado de Avaliação Etapas 1 e 2 

1º dia:  22 questões objetivas de Linguagens (Arte, Educação Física, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Língua Portuguesa); 23 questões objetivas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

publicidade

2º dia: 21 questões de Matemática mais 24 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física)

Sistema Seriado de Avaliação 3ª etapa

1º dia: Redação e 40 questões distribuídas por Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática

2º dia: 60 questões sobre os itinerários formativos – disciplinas e ementas que ainda serão definidas.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.