A nota do Enem 2021 deve ser divulgada apenas após a reaplicação do exame, que acontece no mês de janeiro. O desempenho dos estudantes é utilizado como forma de ingresso no ensino superior através de diversos programas.
A primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 terminou no último domingo, 28, agora, resta ainda a aplicação de provas do exame que acontecem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
É apenas após o encerramento de todas as aplicações que o desempenho dos participantes deve ser divulgado pelo INEP, o que está previsto para 11 de fevereiro de 2022.
Enem: SISU, Prouni e Fies vão atrasar?
Os três programas fazem uso da nota do Exame, mas é importante lembrar que apenas o SiSU utiliza somente a nota da última edição das provas, os demais aceitam versões anteriores.
Até o momento já se tem as datas de dois desses processos seletivos para o próximo ano, confira abaixo:
- SiSU: Os estudantes poderão se inscrever entre os dias 21 e 24 de janeiro.
- Fies: As inscrições para esse programa devem ser abertas no dia 19 de fevereiro, indo até 28 do mesmo mês.
- Prouni: Inscrições abertas no dia 29 de janeiro e seguem até 1º de fevereiro.
Muito provavelmente, as datas dos programas serão alteradas. Isso porque, o candidato vai depender da nota do Enem de 2021 para se inscrever. E se esta for publicada apenas a partir de 11 de fevereiro, não tem sentido abrir o processo de inscrição antes.
Geralmente as inscrições para os três programas são abertas nos primeiros minutos do dia, ou seja, 0h (meia noite) e se estendem também até os últimos minutos do dia de inscrição.
Onde usar a nota do Enem 2021?
Além desses programas, o desempenho no exame pode ser utilizado em outras formas de ingresso no ensino superior:
- Seleção Própria: Algumas instituições fazem um processo seletivo próprio que faz uso do desempenho; nesses casos, o estudante precisa conferir as regras no edital da própria instituição.
- Concurso de Bolsas: Instituições particulares costumam usar a nota do Enem para conceder bolsas de estudos. Nesse sistema quanto maior a média, maior será o desconto concedido.
- Instituições estrangeiras: Outro sistema que não é regulado pelo MEC, com isso os estudantes precisam conferir direto com a instituição como é a seleção.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .