Revalida será aplicado no próximo mês; quem vai precisar participar da prova?

Foram encerradas ontem, 28, as inscrições para a segunda fase do Revalida 2021. A aplicação dessa fase acontece nos dias 18 e 19 de dezembro; saiba mais sobre essa avaliação e o público que ela é voltada.

publicidade

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, mais conhecido como Revalida é obrigatório para todas as pessoas que se formaram em medicina fora do Brasil e desejam praticar as suas funções no país.

Ou seja, tanto brasileiros graduados fora quanto estrangeiros devem ser aprovados para ter o seu diploma validado no Brasil.

Segunda fase do Revalida 2021

Nos dias 18 e 19 de dezembro acontece a segunda fase do exame. Nesses dias apenas quem foi aprovado na primeira etapa e se inscreveu nessa poderá participar.

publicidade

A segunda fase é a prova de habilidades clinicas, nela os inscritos terão que passar por 10 estações.

Nelas os participantes devem investigar a história clínica, interpretar exames complementares, formular hipóteses diagnósticas, demonstrar conhecimento e domínio de procedimentos médicos e realizar aconselhamento a pacientes ou familiares.

Ou seja, colocar em prática o que aprenderam na faculdade em casos clínicos que eles podem se deparar no cotidiano profissional.

Revalida

O exame é aplicado pelo INEP desde 2011 e tem a finalidade de permitir que brasileiros e estrangeiros que se formaram em medicina fora do país possam atuar aqui.

As duas etapas do Revalida acontecem de forma interdisciplinar e abordam as 5 áreas principais da medicina, são elas:

Clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

publicidade

Teoricamente o exame deveria acontecer anualmente, no entanto, antes do exame de 2020, a última aplicação aconteceu em 2017. Vale lembrar que no ano passado o INEP modificou uma das regras e agora quem for reprovado na segunda fase poderá se inscrever na próxima edição apenas nela.

Ou seja, para esses candidatos não será necessário fazer o procedimento todo novamente.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira é a única forma de pessoas que se formaram em medicina fora do Brasil atuarem dentro do país.

publicidade

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.