VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Foram encerradas ontem, 28, as inscrições para a segunda fase do Revalida 2021. A aplicação dessa fase acontece nos dias 18 e 19 de dezembro; saiba mais sobre essa avaliação e o público que ela é voltada.
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, mais conhecido como Revalida é obrigatório para todas as pessoas que se formaram em medicina fora do Brasil e desejam praticar as suas funções no país.
Ou seja, tanto brasileiros graduados fora quanto estrangeiros devem ser aprovados para ter o seu diploma validado no Brasil.
Segunda fase do Revalida 2021
Nos dias 18 e 19 de dezembro acontece a segunda fase do exame. Nesses dias apenas quem foi aprovado na primeira etapa e se inscreveu nessa poderá participar.
A segunda fase é a prova de habilidades clinicas, nela os inscritos terão que passar por 10 estações.
Nelas os participantes devem investigar a história clínica, interpretar exames complementares, formular hipóteses diagnósticas, demonstrar conhecimento e domínio de procedimentos médicos e realizar aconselhamento a pacientes ou familiares.
Ou seja, colocar em prática o que aprenderam na faculdade em casos clínicos que eles podem se deparar no cotidiano profissional.
Revalida
O exame é aplicado pelo INEP desde 2011 e tem a finalidade de permitir que brasileiros e estrangeiros que se formaram em medicina fora do país possam atuar aqui.
As duas etapas do Revalida acontecem de forma interdisciplinar e abordam as 5 áreas principais da medicina, são elas:
Clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
Teoricamente o exame deveria acontecer anualmente, no entanto, antes do exame de 2020, a última aplicação aconteceu em 2017. Vale lembrar que no ano passado o INEP modificou uma das regras e agora quem for reprovado na segunda fase poderá se inscrever na próxima edição apenas nela.
Ou seja, para esses candidatos não será necessário fazer o procedimento todo novamente.
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira é a única forma de pessoas que se formaram em medicina fora do Brasil atuarem dentro do país.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .