Relatório Focus – As novas projeções do mercado para a economia brasileira

O mercado financeiro aumentou a projeção para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para 2021, a perspectiva passou de 10,12% para 10,15%. As estimativas fazem parte do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (29).

Relatório Focus - As novas projeções do mercado para a economia brasileira
Relatório Focus – As novas projeções do mercado para a economia brasileira (Imagem: Montagem/FDR)

O reajuste de projeção para a inflação de 2021 representa a 34ª semana consecutiva de aumento. Caso a estimativa seja confirmada, será a primeira vez que o IPCA chega a dois dígitos desde 2015. Naquele ano, o índice foi de 10,67%.

Em 2021, a meta central de inflação é de 3,75% — com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, a perspectiva dos especialistas está acimia dodobro da meta.

Já para 2022, o Focus elevou a estimativa de inflação de 4,96% para 5%. O número recente representa a 19ª subida consecutiva. Para o ano que vem, o centro da meta de inflação é de 3,50%, com a mesma margem de tolerância de 1,5 p.p.

Projeções do relatório Focus para o PIB

A piora no cenário de inflação vem afetado a perspectiva de evolução econômica. Os analistas reduziram a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Para este ano, a previsão passou de 4,80% para 4,78%.

Já para 2022, o mercado financeiro alterou a estimativa de aumento do PIB de 0,85% para 0,70%. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil.

Projeções do relatório Focus para a taxa de juros

Com relação à taxa básica de juros, a Selic, os economistas mantiveram a projeção. No fim de 2021, a perspectiva segue em 9,25% ao ano. Já para o fim de 2022, o mercado acredita que a taxa Selic seguirá em 11,25% ao ano.

Atualmente, a taxa de juros está em 7,75% ao ano. Ente os dias 7 e 8 de dezembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) realiza a última reunião anual para reajustas a Selic.

Projeções do relatório Focus para o dólar

Para o dólar no fim deste ano, os especialistas mantiveram a estimativa em R$ 5,50. Do mesmo modo, o mercado financeiro projeta que a cotação será de R$ 5,50 por dólar no fim de 2022.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.