Rally de Natal está chegando; conheça detalhes deste evento do mercado financeiro

Rally é uma palavra em inglês que significa um esporte motorizado em que carros ou motos disputam corridas em vias públicas. Em nossa linga a palavra equivalente é rali. Nesta competição é normal que existam circuitos complexos ou elevados. Este tipo de evento costuma reunir diversos fãs. Mas o que é o Rally de Natal? Entenda.

Nesta época de fim de ano, costuma ocorrer outro tipo de Rally, este no ambiente da bolsa de valores.

É um fenômeno detectado algumas vezes nas bolsas de valores pelo mundo, que surge através de uma alta pronunciada dos ativos financeiros nos dias que antecedem o Natal. É normal que este acontecimento perdure até meados do mês de janeiro. 

Rally de Natal 

O mercado financeiro começa a comentar sobre o Rally de Natal (ou de Fim de Ano) sempre que o mês de dezembro chega. Segundo eles, é normal que neste período do ano muitos investidores retornem para a Bolsa de Valores, causando o que os americanos chamam de Santa Claus Rally, ou Rally de Natal, para nós.

É um fenômeno normalmente observado nas bolsas de valores ao redor do mundo, que se manifesta através de uma alta pronunciada dos ativos financeiros alguns dias antes do Natal, e tal movimento se estende até meados de janeiro.

De acordo com estudiosos do mercado financeiro, este fenômeno costuma acontecer em decorrência de cinco motivos. São eles:

  • Otimismo geral da população diante de um ano novo que começa e também por conta do  “espírito natalino” aflorado
  • Queda generalizada nos volumes negociados nas bolsas, especialmente por parte de grandes investidores institucionais.
  • Mercados com volumes menores tendem a serem mais voláteis
  • Pessoas físicas investindo seus bônus de final de ano, ou o 13º salário, aqui no Brasil
  • Planejamento fiscal, onde grandes investidores comercializam as ações com performance fraca ou perdas antes do início do ano novo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.