B3 abre inscrições para curso de educação financeira exclusiva para negros

Programa exclusivo para negros vai acontecer em duas etapas. Na primeira os participantes terão acesso ao curso de educação financeira, que é gratuito, na segunda concorrerão à certificações e vagas de emprego.

B3 abre inscrições para curso de educação financeira exclusiva para negros
B3 abre inscrições para curso de educação financeira exclusiva para negros (Imagem: FDR)

A B3, a Bolsa de Valores do Brasil, está com um programa voltado a inserção de mais pessoas negras e pardas no mercado financeiro do país.

Para isso, lançou cursos de educação financeira gratuitos durante o evento de ‘Toque de campainha pela equidade racial’, que aconteceu na sede da bolsa brasileira, em São Paulo.

Podem participar, pessoas negras ou pardas que desejam ingressar na Bolsa de Valores.

Ou ainda aqueles que desejam adquirir um maior conhecimento da área financeira.

“Queremos formar pessoas em educação financeira, administração de investimento pessoal, poupança e independência financeira”, afirmou Ana Buchaim, diretora executiva de pessoas, marca, comunicação e sustentabilidade da B3.

Curso de educação financeira da Bolsa de Valores do Brasil

Na primeira etapa os participantes terão acesso a um programa de formação online, que vai acontecer em quatro módulos:

  • Finanças Pessoais: O módulo vai trazer questões sobre planejamento financeiro e construção de orçamento familiar, além de gestão financeira.
  • Sistema Financeiro Nacional: neste módulo será possível conhecer o ecossistema do mercado financeiro e o papel dos principais agentes econômicos. Entendendo também a importância da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) como regulador e protetor dos pequenos investidores.
  • Conceitos Básicos de Economia: neste módulo serão apresentados os principais indicadores da economia (PIB, IPCA, Selic, taxa de câmbio, juros, IGP-M), as atribuições do Copom (Comitê de Política Monetária) e como funciona a Taxa Selic (over e meta).
  • A bolsa e outras instituições de mercado: no último módulo será apresentado aos participantes o funcionamento da B3, agentes de mercado financeiro, corretoras, bancos e instituições financeiras.

Na segunda, 200 pessoas serão selecionadas para um programa de desenvolvimento de habilidades comportamentais, plano de carreira e preparação para entrevistas de emprego no mercado financeiro.

Após a conclusão os 60 melhores receberão bolsas em cursos para as certificações financeiras como:

  • CPA 20 (distribuição de produtos de investimento para clientes de alta renda e institucionais),
  • PQO (Programa de Qualificação Operacional)
  • CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento).

Inscrições

Os interessados têm até o final do mês de dezembro para se inscrever pelo site Betha.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.