Paraná dá início ao período de matrícula escolar do EJA e ensino regular

Procedimento deve ser feito de forma virtual pelo site oficial elaborado pela Secretaria de Estuação do Paraná. Todos os estudantes devem fazer a matrícula escolar para estudar em uma escola estadual.

Paraná dá início ao período de matrícula escolar do EJA e ensino regular
Paraná dá início ao período de matrícula escolar do EJA e ensino regular (Imagem: FDR)

O Paraná deu início ao seu período de matrícula escolar 2022, serão atendidos os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular que desejam estudar em uma unidade escolar estadual no próximo ano letivo.

O processo é orientado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), secretarias municipais de Educação e escolas estaduais.

Matrícula escolar no Paraná

Para o procedimento um site extremamente completo foi elaborado, basta acessar o portal Área do Aluno e informar o CPF e o número do celular do responsável legal ou do estudante maior de 18 anos, conforme cadastro no Sistema Escola WEB.

É importante informar os dados corretamente, pois, um código de segurança é enviado por SMS para a realização do procedimento.

Para facilitar o acesso, a SEED preparou um vídeo tutorial que você pode acessar no Link.

O portal de matrículas foi tão bem elaborado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte que é possível além da matrícula, fazer a solicitação do histórico escolar, emitir a declaração de matrícula e consultar o boletim escolar.

Se você precisa realizar o procedimento e não tem acesso à internet, pode se dirigir até uma escola estadual do Paraná para fazer a matrícula presencialmente; é importante lembrar que nesse caso os protocolos de prevenção devem ser respeitados.

Matrícula escolar externa

Se você é estudante de outro estado ou até mesmo de outro país e deseja realizar o procedimento, poderá fazer o procedimento também pelo portal.

No entanto, para esses estudantes é necessário que os pais/responsáveis ou o próprio estudante, caso seja maior de 18 anos, se dirijam até uma escola estadual para a geração do Código Geral de Matrícula – CGM. Esse número será necessário para a realização da matrícula virtual.

Após a realização de todas as etapas é necessário fazer a confirmação de matrícula, com entrega da documentação, que todos os estudantes devem fazer.

Ela pode acontecer pelo portal ou presencialmente na unidade escolar até 4 de fevereiro, início do ano letivo.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.