Atenção! Último dia para quitar parcela do IPVA no Rio Grande do Norte

Motoristas devem ficar atentos aos prazos de pagamento do IPVA. Quem estiver inadimplente no Imposto sobre a Propriedade de Veiculo Automotivo, no Rio Grande do Norte, irá receber a convocação para limpar o nome. De acordo com o calendário do Detran local, o tributo deve ser sanado até esta sexta-feira (26).

Atenção! Último dia para quitar parcela do IPVA no Rio Grande do Norte (Imagem: FDR)
Atenção! Último dia para quitar parcela do IPVA no Rio Grande do Norte (Imagem: FDR)

O fim do ano chegou, mas há ainda cidadãos que devem quitar o IPVA referente ao primeiro semestre. No Rio Grande do Norte, o imposto foi parcelado em até quatro meses e tem a penúltima última rodada cobrada nesta sexta-feira (26). O valor será repassado para a Secretaria da Fazenda e varia de acordo com cada veículo.

Como gerar o carnê do IPVA

Para ter acesso a guia de pagamento, o cidadão precisa acessar o site do Detran RN. Na plataforma, é necessário clicar na opção ‘consulta de veículos’, e em seguida, inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens, finalizando com a geração da guia.

Com o documento gerado, é só o baixar e copiar o código de barras para quitação em qualquer aplicativo financeiro. É possível ainda imprimir uma cópia e levar presencialmente em uma agencia bancária para sanar o valor.

Após esse prazo, o Detran RN reforça que fará a atualização da cobrança com as taxações de juros e multa.

Dezembro com prazo de vencimento

Quem optou pelo parcelamento terá a última cobrança do IPVA realizada no dia 27 de dezembro. O processo de prestação de contas é o mesmo informado acima, sendo incididos juros e multas referentes a cada dia de atraso da parcela.

Lista de vencimentos dos veículos para a isenção do IPVA em 2022

Estados Veículos isentos a partir de:
Acre 20 anos de fabricação
Alagoas Fabricação até 31 de dezembro de 2000
Amapá 10 anos de fabricação
Amazonas 15 anos de fabricação
Bahia 15 anos de fabricação
Ceará 15 anos de fabricação
Distrito Federal 15 anos de fabricação
Espirito Santo 15 anos de fabricação
Maranhão 15 anos de fabricação
Mato Grosso 18 anos de fabricação
Mato Grosso do Sul 20 anos de contribuição
Minas Gerais Veículos placa preta
Pará 15 anos de fabricação
Paraíba 15 anos de fabricação
Paraná 20 anos de fabricação
Pernambuco 30 anos de fabricação
Piauí 15 anos de fabricação
Rio de Janeiro 15 anos de fabricação
Rio Grande do Norte 10 anos de fabricação
Rio Grande do Sul 20 anos de fabricação
Rondonia 15 anos de fabricação
Roraima Maquinas agrícolas, ambulâncias, (veículos PCD, incêndio, Consul), Taxis e motos até 160 c.c
Santa Catarina 30 anos de fabricação
São Paulo 20 anos de fabricação
Sergipe 15 anos de fabricação
Tocantins 15 anos de fabricação

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.