Touro de Ouro é removido do centro de São Paulo: Entenda toda a polêmica

Na noite de ontem, 23, a B3, Bolsa de Valores de São Paulo, retirou a estátua do Touro de Ouro que estava instalada na frente do empreendimento no centro da cidade. A obra teve que ser retirada após a CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), decidir multar a empresa responsável pela estátua em decorrência da falta de licença urbanística da B3.

A estátua, que não teve seu destino revelado, foi embalada em plásticos para evitar danos em seu transporte.

A CPPU explicou que a retirada do touro aconteceu por ele possuir elementos de peça publicitária. 

Na avaliação dos conselheiros, a estátua possui referências a empresa de educação financeira Vai Tourinho, do economista Pablo Spyer e da XP Investimentos, patrocinadora do Touro de Ouro.O logo de Spyer possui um touro dourado parecido com o da estátua. No pé do monumento também existe uma placa que faz uma referência à empresa.

A votação realizada nesta terça para decidir sobre a remoção da estátua obteve cinco votos a favor, quatro contra e uma abstenção. 

Como este órgão é consultivo, ele não tem poder de aplicar nenhuma sanção de forma direta. Porém foi entendido pelos conselheiros que a obra foi colocada na paisagem urbana da cidade de forma irregular. Sendo assim, existe a necessidade de aplicar sanções. 

O que alegam as partes 

A SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento) falou, através de nota, que a CPPU “encaminhará despacho das sanções deliberadas à Subprefeitura da Sé para as devidas providências cabíveis referentes à autuação da peça”.

“Caso o infrator não remova a escultura, o Município adotará as medidas para sua retirada, cobrando os respectivos custos de seus responsáveis. A CPPU também intimará o responsável, por meio de publicação no Diário Oficial nos próximos dias, para providenciar a retirada da escultura do logradouro público”, disse.

A B3 disse que ela e a empresa responsável pelo touro “removerão a obra do local instalado no menor prazo possível, dada a necessidade de logística para a operação de retirada”.

Estátua polêmica 

Desde sua colocação em frente ao prédio da B3 em São Paulo, o Touro de Ouro virou alvo de diversas discussões, polêmica e piadas. Muitos disseram que o touro nada tinha  a ver com o atual momento da economia do país.

O touro brasileiro é inspirada na obra Charging Bull, o Touro de Wall Street, em Nova York, nos Estados Unidos. O touro de lá significa que touro que ataca, em investida, em alusão a bolsa de valores norte-americana.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.