Reajuste do IPVA 2022 do Rio Grande do Sul assusta proprietários e moradores

IPVA mais caro em 2022. Com o fim do ano, o Departamento Estadual de Trânsito de cada região passa a contabilizar os reajustes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Para quem reside no Rio Grande do Sul, as notícias não são otimistas, pois o tributo deve ficar 22% mais caro.

IPVA 2022 do Rio Grande do Sul pode ganhar mais descontos e facilidades (Imagem: FDR)
Reajuste do IPVA 2022 do Rio Grande do Sul assusta proprietários e moradores (Imagem: FDR)

O início de um novo ano sempre é marcado pelas cobranças do IPVA. O imposto é destinado especificamente para os proprietários de veículos automotivos e seu não pagamento pode implicar na suspensão da carteira de habilitação. No Rio Grande do Sul, o tributo vai ficar ainda mais caro.

IPVA do Rio Grande do Sul

O Detran RS ainda não divulgou os valores exatos do IPVA 2022, mas já confirmou que a alíquota permanece a mesma: 3% do valor para carros, 2% para motos e 1% para caminhões e ônibus.

Porém, tendo em vista os impactos do novo coronavírus na tabela de preço dos veículos, o valor final do IPVA deve ficar 22,33% mais caro. A elevação leva em consideração os reajustes da tabela Fipe que apresenta a taxação de cada tipo de automóvel.

A previsão é de que até o fim desse ano a tabela Fipe seja publicada no Diário Oficial da União para que os Detran’s estaduais passam a gerar os carnes de cobrança.

Veja a média de aumento no imposto por tipo de veículo no RS:

  • Automóveis: +21,63%
  • Caminhonetes e Utilitários: +23,54%
  • Caminhões: +25,28%
  • Ônibus e Microônibus: +14,48%
  • Motos e Similares: +23,13%
  • Motorhome: +10,03%

Lista das cidades com o maior número de veículos devendo no Detran

  • Chui 20,63%
  • Jaguarão 13,08%
  • Rio Grande 12,12%
  • Santa Vitoria do Palmar 13,41%
  • Capao da Canoa 12,63%
  • Mampituba 11,36%
  • Barra do Quarai 12,55%
  • Quarai 15,69%
  • Uruguaiana 11,89%
  • Santana do Livramento 11,38%

Consulta do IPVA-RS

Para saber o valor exato a ser pago no IPVA o cidadão deve acessar a página do DETRAN-RS. Nela, ele precisa informar o número do Renavam de seu veículo de modo que gera gerado a guia de cobrança.

De acordo com a Receita Federal, no RS há 3,68 milhões de veículos taxados pelo IPVA. Desse total, 3,4 milhões estão em dia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.