Parcela extra do auxílio emergencial será paga para novo grupo este mês

Mensalidades do auxílio emergencial são pagas durante o mês de novembro. Nas próximas semanas, o governo federal dará início aos depósitos dos abonos de quem fez a contestação. A previsão é de que milhares de brasileiros sejam contemplados mediante a aprovação da revisão.

Grupo tem direito a receber parcela extra do auxílio emergencial este mês (Imagem: FDR)
Grupo tem direito a receber parcela extra do auxílio emergencial este mês (Imagem: FDR)

O auxílio emergencial acabou, mas ainda há quem consiga ter acesso as mensalidades de até R$ 375. O benefício vai ser pago até 30 de novembro para quem, durante o mês de outubro e novembro, entrou com um pedido de contestação.

Isso significa dizer que a quantia se trata apenas do retroativo não liberado durante o calendário do projeto.

Detalhes sobre o auxílio emergencial

O último pagamento aconteceu em outubro, sendo os saques encerrados em novembro. Até o momento, cerca de 35 milhões de pessoas vinham sendo contempladas.

Desse total, parte entrou com uma ação no governo federal pedindo a revisão dos dados, pois foram informados de que não estavam inclusos na folha orçamentária.

O pente fino do auxílio emergencial acontecia mensalmente e tinha como finalidade desligar os cadastros de apresentavam erros ou desatualização dos dados. Quem era excluído do programa tinha até 10 dias para pedir a revisão, que nesse caso será paga em novembro.

Critérios que cancelam o auxílio emergencial

  • Cidadão contratado com carteira assinada enquanto recebe o benefício;
  • Cidadãos que recebem o seguro desemprego, benefícios previdenciários ou assistenciais do Governo Federal;
  • Morte do beneficiário;
  • Recebimento de pensão;
  • Prisão do beneficiário; e
  • Militares ou requerentes de classe média.

Como saber se terei acesso a restituição?

Para acompanhar a decisão do governo é preciso se conectar ao site oficial do programa. Por meio dele, informe o número do seu CPF, data de nascimento e nome completo. Confirme os dados e aguarde a avaliação.

A própria página vai levar você para o seu perfil oficial do Auxílio Emergencial, exibindo se seus dados fazem ou não parte da folha orçamentária. Quem tiver com a contestação em andamento, poderá acompanhar em que fase está sua análise.

É válido ressaltar que com o fim do auxílio emergencial, o governo federal deu início ao pagamento do Auxílio BrasilNo entanto, 29 milhões de pessoas que estavam no antigo projeto ficaram de fora do novo sistema.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.