IPTU está atrasado? Pague em 2022 e em até 84 vezes no Rio de Janeiro

Dividendos no IPTU ganham oportunidade de sanar seus tributos com parcelamento de até 84 meses. Na última semana, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que irá dividir os débitos do Imposto Predial Territorial Urbano. O maior motivo da inadimplência está relacionado aos impactos do novo coronavírus.

IPTU está atrasado? Pague em 2022 e em até 84 vezes no Rio de Janeiro (Imagem: FDR)
IPTU está atrasado? Pague em 2022 e em até 84 vezes no Rio de Janeiro (Imagem: FDR)

Com o fim do ano, a população passa a se preparar para pagar o IPTU e o TCL. Ambos os impostos são aplicados anualmente para garantir a manutenção dos cofres da prefeitura. No Rio de Janeiro, quem estiver em débito vai poder parcelar o valor dos impostos.

IPTU parcelado

De acordo com as informações da prefeitura, quem estiver na divida ativa terá a oportunidade de renegociar os débitos. O prazo para solicitar a adesão do parcelamento é até o dia 31 de maio de 2022, com exceção do mês de dezembro, em que o serviço fica indisponível.

Para poder fazer o parcelamento, é preciso se conectar ao Portal Carioca Digital (carioca.rio), ou por meio de Processo Administrativo, que pode ser aberto em qualquer Posto de Atendimento do IPTU.

O débito poderá ser negociado em até 84 parcelas, sendo gerado um formulário de validação através da secretaria da fazenda.

Entre os documentos para comprovar o parcelamento, o cidadão deverá entregar seus documentação como identidade, CPF, carnê do IPTU, Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica, entre outros.

Como solicitar a guia do seu IPTU

Online

  • Acesse o Portal Carioca Digital (carioca.rio)
  • Clique em “Parcelamento – Solicitação para a emissão de boletos”
  • Leia com atenção e siga o passo a passo

Presencial

  • Acesse o Portal Carioca Digital (carioca.rio)
  • Clique em “Parcelamento – Solicitação para IPTU 2020 e emissão de boletos”
  • Leia e preencha o formulário disponível em “Documentação necessária”
  • Com o formulário e documentos necessários em mãos, dirija-se a um dos Postos de Atendimento do IPTU abaixo:

Postos de atendimento

Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 20h.

  • Barra Shopping – Av. das Américas, 4.666 – Barra da Tijuca – 3º Piso, Centro Médico, Sala 326ª
  • West Shopping – Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande – Loja 282
  • Norte Shopping – Avenida Dom Helder Câmara, 5474 – Loja 3021 – Cachambi – Cobertura – Vida Center

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.