Boletim Focus: Veja as novas estimativas de especialistas para a economia brasileira

O mercado financeiro prevê que a inflação deste ano ficará acima de 10%. Caso a projeção seja confirmada, será o primeiro ano, desde 2015, que o indicador alcançará o nível de dois dígitos. As informações fazem parte do boletim Focus, divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (22).

Boletim Focus: Veja as novas estimativas de especialistas para a economia brasileira
Boletim Focus: Veja as novas estimativas de especialistas para a economia brasileira (Imagem: Montagem/FDR)

Os economistas esperam que a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deste ano chegue a 10,12%. Na semana passada, o mercado projetava que a inflação neste ano fosse de 9,77%.

A nova projeção representa a trigésima terceira semana consecutiva de elevação. Em 2015 — último ano em que o IPCA ficou acima de dois dígitos —, a inflação somou 10,67%.

Para 2021, o centro da inflação é de 3,75%. O indicador possui uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, podendo ficar entre 2,25% e 5,25%.

Os economistas projetam que a inflação de 2022 será de 4,96%. Anteriormente, a expectativa era de que o IPCA fosse de 4,79%. A meta central de inflação para o ano que vem é de 3,50% — podendo oscilar entre 2% e 5%.

Projeções do boletim Focus para o PIB

Os analistas reduziram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021. A expectativa passou de 4,88% para 4,80%. Para 2022, o mercado financeiro também diminuiu a previsão de elevação do PIB, de 0,93% para 0,70%.

O PIB apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil. Esse indicador tem a função de medir o crescimento econômico nacional.

Taxa de juros

Os economistas consultados pelo Banco Central mantiveram a estimativa para a taxa Selic no fim de 2021. Eles projetam que o patamar seguirá em 9,25%.

Atualmente, a Selic está em 7,75% ao ano. A última reunião do Comitê de Política Monetária do ano, para reajustar a taxa básica de juros, está prevista para acontecer em 7 e 8 de dezembro.

Para o fim de 2022, o mercado aumentou a perspectiva para a taxa Selic, de 11% para 11,25% ao ano.

Dólar

Para o dólar no fim de 2021, os analistas financeiros mantiveram a expectativa em R$ 5,50. Já para o fim de 2022, a projeção para a taxa de câmbio continuou em R$ 5,50.

Os dados do último boletim Focus foram levantados na semana passada. A apuração contou com a participação de mais de 100 instituições financeiras.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.