Tesouro Direto negativo? Entenda o que significa e como isso afeta você

Você já ouviu falar em Tesouro Direto? Os títulos negativos podem afetar seus investimentos, por isso é importante estar atento.

Os títulos do Tesouro Direto são queridos pelos brasileiros, principalmente para aqueles que procuram investir de maneira segura e com maior chance de obter ganho. Investidores iniciantes também costumam optar pelo Tesouro Direto para iniciar a vida além da popular poupança.

O que é Tesouro Direto

Tesouro Direto se trata de um sistema do Tesouro Nacional que possui parceria com a B3 e vende títulos de renda fixa. 

O valor da aplicação acessível, as diferenças formas de remuneração e o baixo risco são fatores convidativos para muitos investidores.

Entretanto, muitos desconhecem ou apenas esquecem que apesar de ser um título de renda fixa, o Tesouro Direto pode negativar.

Motivos que levam seu Tesouro Direto a Negativar

A aplicação de um Tesouro Direto é considerada uma aplicação conservadora, pois possui além de baixo risco, um custo considerado acessível, o que chama a atenção de investidores.

A rentabilidade do Tesouro Direto pode variar muito, mesmo sendo um investimento de renda fixa. Um fator que impacta na taxa de juros é o índice financeiro, além  da data de vencimento.

Sendo assim, os rendimentos podem também ser afetados por cobranças de taxas de administração e custódia, sem contar o imposto de renda. Pensando nisso, é necessário entender o que caracteriza o Tesouro Direto, para que o investidor consiga maiores retornos com a renda fixa.

É importante ressaltar que caso você opte por manter a aplicação até a data de vencimento do título adquirido, a rentabilidade negativa não deve causar nada ao título.

De qualquer forma, a rentabilidade quando negativa pode afetar quem possui pelo menos uma parte da rentabilidade pré-fixada.

É preciso compreender que os títulos enfrentam épocas de rentabilidade negativa por cintada da marcação de mercado, ou seja, por se tratar de algo negociado dentro no mercado financeiro diariamente, as variações de preço oscilam de acordo com as expectativas do mercado, do aumento ou diminuição da Taxa Selic e dos agentes financeiros.

A solução talvez seja manter seu investimento comercializado. Assim, será possível perceber a rentabilidade líquida positiva, já definida no momento do contrato.