Dicas para economizar na ceia de Natal e Ano Novo mesmo com alta dos alimentos

Com a alta nos preços dos alimentos neste ano, a ceia de Natal e Ano Novo podem sair mais caras para os brasileiros. Porém, aqueles que realizarem planejamento, pesquisa e substituições podem economizar e conseguir fazer uma boa ceia para a família neste ano.

Planejamento 

O primeiro passo daqueles que desejam economizar na ceia de Natal e Ano Novo é a organização. O planejamento evita os gastos desnecessários, os consumidores devem montar uma lista com os produtos que pretende comprar para sua ceia. 

Pesquisa

Com a sua lista de compras a dica é pesquisar o preço dos produtos em  diferentes supermercados, encartes promocionais e até feiras para economizar.

Esteja atento se o preço publicado no anúncio é igual ao correspondente ao praticado no estabelecimento. De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o fornecedor não pode recusar o cumprimento da sua oferta.

Substituição

Uma outra forma de economizar é a substituição de um produto típico das ceias de final de ano por algum outro que seja menos consumido neste período. 

É interessante optar por produtos de marcas menos famosas, isso pode baratear a compra. Os produtos importados podem fazer com que a ceia seja mais salgada para os consumidores.

Pagamento

No caixa, fique atento ao preço que está sendo cobrado pelo produto que está comprando. Caso, seja constatada alguma divergência entre o valor cobrado e o anunciado nas gôndolas e encartes, o consumidor terá direito de pagar o menor preço pelo produto. 

É preciso frear as compras de final de ano e começar a organizar as finanças para ter um ano financeiramente mais tranquilo. 

Validade

Os consumidores precisam estar atentos a validade dos produtos e as informações que estão no rótulo, que devem trazer dados importantes como a data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, carimbos de inspeção, origem, fabricante e produtor. 

Além disso, verifique o teor de gordura, sódio, açúcar e outros. As nomeclaturas diet e light não significam que os produtos são isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar ou gordura.

Embalagem 

Esteja atento às condições da embalagem, que não devem estar amassada, rasgada, enferrujada, estufada ou furada, pois podem indicar a deterioração do alimento ou presença de insetos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!