Atenção para o Enem! Consulte o local de prova e prepare-se para amanhã (21)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizada amanhã,  dia 21 e no dia 28 de novembro. Os mais de 3 milhões de candidatos devem realizar a consulta do local de prova para chegar com tempo hábil até o local.

Atenção para o Enem! Consulte o local de prova e prepare-se para prova amanhã (21)
Atenção para o Enem! Consulte o local de prova e prepare-se para prova amanhã (21) (Foto: FDR)

Os estudantes devem realizar a consulta por meio da página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como acessar o local de prova do Enem?

Para acessar, o candidato precisa ter login e senha em mãos. Após isso, é só entrar na Página do participante no computador, celular ou aplicativo. 

O estudante deve ter concluído o Cadastro do Estudante e ter respondido o Questionário do Estudante até o dia 13 de novembro.

O que é o ENEM?

O ENEM é a principal entrada para o ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e para obter bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

As notas são usadas também no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas que possuem convênio com o Brasil. 

Como se preparar para o ENEM?

Há atitudes que podem ser feitas pelo estudante para conseguir ir melhor na prova:

  1. Não vire a noite estudando e nem passe a manhã da prova nos livros revisando os conteúdos, é preciso descansar. Isso pois, se estiver cansado na prova, terá dificuldades para responder as questões e pode acabar te prejudicando.
  2. Separe os documentos necessários, se alimentar e descansar bem e chegar com antecedência ao local da prova. Na teoria, essas ações podem parecer simples, mas muitas pessoas as subestimam ou esquecem de sua importância. O ideal é estar no local de prova com 1h de antecedência para evitar imprevistos e contratempos.
  3. Evite estudar ou consumir conteúdos na internet no dia da prova – seja pelo computador ou celular. Amenize o cansaço mental e o desgaste visual antes do teste, isso pode te prejudicar ao invés de ajudar no resultado.
  4. Se alimente bem, não coma alimentos pesados, prefira alimentos mais leves para evitar ter algum desconforto no momento da prova ou até momentos antes, que podem ser agravados pela ansiedade.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.