Crise do minério na China: O que está acontecendo no país asiático que derruba o preço da Vale?

Recentemente, as ações da Vale têm apresentado resultados adversos. Nesta quinta-feira (18), a empresa encerrou o dia com redução de 4,11%. A situação negativa acompanha a crise do minério na China.

Crise do minério na China: o que está acontecendo no país asiático que derruba o preço da Vale?
Crise do minério na China: o que está acontecendo no país asiático que derruba o preço da Vale? (Imagem: Montagem/FDR)

Em maio deste ano, o minério de ferro estava sendo cotado a US$ 237. Contudo nos meses seguintes, a cotação chegou a estar abaixo de US$ 100. O cenário foi provocado pela redução das atividades econômicas relacionada ao setor chinês.

Aproximadamente 2/3 do minério de ferro exportado pelo Brasil é direcionado para a China. Conforme especialistas apurados pelo Yahoo, a recuperação econômica do Brasil foi puxada, em grande parte, por esse tipo de exportação.

A crise do minério na China e as ações da Vale

Existem diversos fatores que causaram o desaquecimento chinês. Desde o início de 2021, o país asiático tem passado por uma desaceleração do seu setor de manufatura.

Outro ponto a se considerar é que, como forma de alcançar as metas de redução de emissões de carbono, o governo do país asiático limitou a produção de aço, composto de ferro e carvão.

Além disso, uma das principais empreiteiras da China, a Evergrande, está em risco iminente de não pagar suas dívidas, ou seja, de quebrar. O que pode gerar um efeito bola de neve no sistema imobiliário do país. Tudo isso gera incertezas aos investidores sobre o futuro da economia chinesa.

A China ainda vem enfrentando uma crise energética. Por vezes, a atividade das indústrias do país passaram por apagões, interrompendo a produção. Tem impacto também o preço do carvão, usado nas termelétricas chinesas.

São por todos esses motivos que as ações da Vale vêm sofrendo recentemente. A empresa é a segunda maior produtora de minério do mundo e depende da China para ver seus negócios indo bem.

A Vale ainda representa uma parte importante no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores Brasileira. Por conta disso, em caso de desvalorização da companhia, todo o índice é afetado.

Nesta quinta-feira (18), o Ibovespa teve o quarto dia seguido de perdas. O índice registrou, novamente, mínima de fechamento neste ano. O Ibovespa encerrou o pregão em queda de 0,51%, aos 102.436 pontos. Além da Vale, houve quedas de siderúrgicas e bancos.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.