Agendamento de perícia no INSS para garantir salário encerra nesta sexta-feira (19)

Nesta sexta-feira (19), é o último dia para os cerca de 85 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conseguirem agendar a perícia médica e garantir o recebimento do seu salário sem cair no pente fino. 

Último dia para conseguir agendar perícia no INSS e garantir seu salário
Último dia para conseguir agendar perícia no INSS e garantir seu salário (Imagem: FDR)

Aqueles que não realizarem a sua perícia podem ter o seu benefício cortado. Mesmo após o fim do prazo, será possível realizar o agendamento para evitar o corte.

O instituto recomenda que os segurados não esperem que o pagamento seja suspenso no banco para agendarem a perícia, assim o procedimento de reativação pode ser mais complicado.

No dia 27 de setembro, o governo publicou um edital convocando 95 mil beneficiários de todo o país que precisavam regularizar sua situação realizando a perícia.

O que é o pente fino do INSS?

O pente fino é realizado para acabar com o pagamento para os beneficiários que não estão nas regras de concessão que foram determinadas pelo INSS. 

Assim, a previdência espera que o número de fraudes seja reduzido em sua folha de pagamento diminuindo as suas despesas.

O que é a perícia médica?

A perícia é como uma validação do seu estado de saúde que prova que o cidadão não pode realizar o seu trabalho e isso justifica que ele receba a pensão da Previdência. 

Na mira do INSS

Nesta lista estão os beneficiários que recebem auxílio-doença e não passam por perícia médica há, pelo menos, seis meses.

Além disso, serão reavaliados os benefícios de auxílio-doença que não possuem data de corte, como são os benefícios concedidos por meio da Justiça.

Os benefícios pagos pelo INSS que não estão inclusos neste pente fino são  aposentadorias por invalidez, ou segurados que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Quando serão os próximos pagamentos?

Os próximos pagamentos dos benefícios serão realizados nos dias 24 de novembro entre o dia 24 de novembro e 7 de dezembro, seguindo o número do benefício.

Os depósitos começam a ser realizados pelos salários no valor de R$1.100.

Quando será o pagamento de dezembro?

Já o último pagamento do ano, referente a dezembro, será feito entre os dias 23 de dezembro e 7 de janeiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.