Touro de Ouro da B3 não tem boa interpretação de manifestantes em SP

Nesta terça-feira (16), o Touro de Ouro da B3, a Bolsa de Valores Brasileira, foi alvo de manifestantes. Um grupo realizou um protesto contra a fome, colando cartazes na peça. A escultura foi encomendada pela própria B3, e instalada no dia anterior ao ato dos manifestantes.

Conforme apurado pelo G1, a ação dos manifestantes ocorreu por volta de 6h30. O protesto durou aproximadamente 5 minutos. Diante do ato, um segurança da B3 tentou impedir a manifestação.

Dez minutos após, um caminhão da limpeza urbana limpou a rua 15 de novembro, em São Paulo. Pelas redes sociais, os manifestantes publicaram um texto sobre o ato.

O grupo protesta contra a fome, desigualdade, emprego e falta de oportunidade para a juventude periférica. Para os manifestantes, o Touro de Ouro “é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho”.

De acordo com os organizadores da manifestação, a escultura indica a contradição de um país que teve o Produto Interno Bruto (PIB) em alta até setembro, mas em uma expansão desigual — que exclui, principalmente, a classe de renda mais baixa.

Ao UOL, a B3 declarou que o Touro de Ouro é uma homenagem à coragem e à força do brasileiro. Além disso, a Bolsa de Valores alegou que a escultura é um presente para a cidade de São Paulo — com o objetivo de revitalizar o centro histórico da cidade.

A organização do protesto foi feita pelos grupos Movimento Raiz da Liberdade e Juventude Fogo no Pavio.

O touro de ouro da B3

Nesta terça-feira (16), foi inaugurado o Touro de Ouro na Bolsa de Valores, no Centro de São Paulo. A peça foi inspirada no Touro de Wall Street, o centro financeiro de Nova York. A escultura possui cinco metros de comprimento, três de altura e dois de largura.

Este é um símbolo encontrado em centros financeiros de diversas cidades pelo mundo. O projeto teve a idealização pela B3, em parceria com a corretora XP. De acordo com o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, o Touro de Ouro simboliza “força e resiliência” do povo brasileiro.

Na linguagem do mercado acionário, o touro representa as situações de elevação da Bolsa. Isso porque o touro chifra para cima.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.