O que você precisa saber antes de começar a investir no IPO do Nubank

Recentemente, o Nubank anunciou a entrada na Bolsa de Valores. Com isso, muitos usuários tiveram dúvidas sobre como o IPO da fintech funcionará. Entenda o que você precisa saber antes de começar a investir no IPO do Nubank.

O que você precisa saber antes de começar a investir no IPO do Nubank
O que você precisa saber antes de começar a investir no IPO do Nubank (Imagem: Montagem/FDR)

O que é um IPO e como funciona?

O IPO é uma sigla que significa ‘Initial Public Offering’ (ou oferta pública inicial, em português). De modo simplificado, IPO representa o processo para uma empresa entrar na Bolsa de Valores.

Ao entrar na Bolsa, a empresa se torna uma empresa de capital aberto — com ações que podem ser vendidas e compradas por investidores. Quando acontece a compra de ações, a pessoa se torna sócio da empresa, ou seu acionista.

Em outras palavras, ao realizar IPO, o Nubank está ofertando parte de seu capital para novos investidores. Isso ocorre por meio da venda de ações e de outro tipo de ativo, os BDRs.

Por que o Nubank lançará ações fora do Brasil?

O Nubank informa que tem a missão de democratizar os serviços financeiros. Com isso, o IPO será global. A fintech escolheu a ‘New York Stock Exchange’ (NYSE), a maior Bolsa de Valores do mundo. As ações da Nu Holdings serão negociadas por lá.

A estreia também será na B3, a Bolsa de Valores brasileira. Os brasileiros interessados em investir no Nubank poderá realizar no próprio Brasil, por meio de um produto financeiro chamado BDR (sigla para ‘Brazilian Depositary Receipts’).

Como investir no IPO do Nubank?

O IPO do Nubank está previsto para ocorrer no início de dezembro deste ano. A partir desse momento, o Nu entrará oficialmente na Bolsa de Valores.

Antes disso, há um período de reserva — entre 17 de novembro e 7 de dezembro. Neste momento, as pessoas que desejarem investir no IPO do Nubank podem indicar quanto dinheiro querem aplicar.

As reservas para o IPO do Nubank poderão ser realizadas tanto no aplicativo do Nubank quanto nas plataformas Nuinvest.

Qual é o código das ações do Nubank?

O código utilizado para negociar ações na Bolsa se chama ticker. Ele é composto por algumas letras que identificam a companhia, mais um ´numero no final. O número varia conforme o tipo de ação ou BDR.

O ticker do Nubank na NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) é NU. Já na B3 (Bolsa de Valores brasileira), o ticker do BDR do Nubank é NUBR33.

O que você precisa saber antes de começar a investir no IPO do Nubank

Segundo o Nubank, antes de realizar qualquer investimento, a pessoa deve conhecer bem as opções — e o que faz sentido para o próprio perfil, momento de vida e planos financeiros futuros.

Ao investir na Bolsa, incluindo ações, é importante que o interessado saiba dos riscos e benefícios. Também vale ter consciência do real potencial de rendimentos, no curto a longo prazo.

O investimento em ações pode causar perda de parte ou de todo o valor aplicado. Por conta disso, a fintech destaca a importância de definir quanto das economias pessoais poderá ser investida na Bolsa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.