Bolsa de Valores tem queda significativa diante das incertezas nacionais

Nesta quinta, 18, a Bolsa registrou uma nova queda, ao passo que o dólar vem se valorizando frente ao real. As dúvidas relacionadas ao avanço da PEC dos Precatórios no Senado, continuam causando preocupação nos investidores no mercado nacional. Diante disso, o Ibovespa registrou o pior patamar de fechamento de 2021, ontem.

Aproximadamente às 14h35, o Ibovespa caía 0,65%, aos 102.282 pontos, após algumas altas registradas. O principal índice da B3 é prejudicado, além da preocupação com a PEC, pela queda das empresas ligadas às commodities, como a Vale e a Petrobras.

Neste mesmo momento, o dólar avançava 0,52%, sendo negociado a R$5,5531. Já sobre a PEC dos Precatórios, a única previsão é que ela será votada ainda este mês, mas com relação ao texto, ainda restam muitas dúvidas a respeito de possíveis mudanças  no conteúdo.

Fernando Bezerra, líder do governo, afirmou que irá levar para a equipe econômica uma proposta criada por três senadores que estabeleceria regras para o pagamento total das dívidas judiciais da União, de R$ 89,1 bilhões, em 2022.

De acordo com o estudo no Senado, o valor total de precatórios previsto para o próximo ano seria quitado à vista, fora do teto da meta. O novo limite para os precatórios passaria a vigorar apenas em 2023.

Se mudanças mais profundas foram feitas no texto, ele terá que voltar para a Câmara dos Deputados, o que atrasaria ainda mais o processo. Esta proposta é tida como primordial para que o governo consiga abrir espaço no Orçamento de 2022 para o Auxílio Brasil, que já está sendo pago, além de revisar as regras do teto de gastos.

Já pelo olhar do mercado, a aprovação do texto é considerado um mal menor. E enquanto esta questão não for resolvida, a tendência é que o temor continue.

É importante ressaltar que as preocupações fiscais acontecem em um cenário de preocupações com uma inflação cada vez maior e da expectativa de crescimento para o Brasil atualizadas para baixo, inclusive pelo governo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.