Todos os inscritos que receberão Auxílio Brasil nesta semana; confira aqui!

Os primeiros pagamentos do Auxílio Brasil de R$ 217,18 serão feitos essa semana. O cronograma segue como de costume nos últimos dez dias úteis de cada mês, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Com base neste raciocínio, o Auxílio Brasil que efetua o primeiro pagamento hoje, 17, para o NIS final 1, continua na quinta e sexta-feira, 18 e 19, com o NIS final 2 e 3, respectivamente.

Essas pessoas terão dois meios de acesso ao valor, a primeira é sacando o benefício em espécie em um terminal eletrônico usando o cartão do extinto Bolsa Família.

A segunda é através de depósito na conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem.

A plataforma foi criada no início de 2020 para unificar os pagamentos do auxílio emergencial, mas diante do fim deste programa será usada para outros repasses.

Calendário da 1º parcela do Auxílio Brasil: Datas dos pagamentos de Novembro

Porém, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que manteria a plataforma e as respectivas contas ativas, até mesmo porque, elas têm sido usadas pelo governo para viabilizar outros recursos, como o seguro desemprego e o PIS/PASEP. 

Sobre o Caixa Tem

Por isso, se preferirem, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão evitar o contato com o dinheiro físico e usar o benefício em uma das várias ferramentas e serviços disponíveis no Caixa Tem.

As principais são os pagamentos de boletos online, compras pela internet usando o cartão de débito virtual, recarga de celular, pagamentos e transferências via PIX, TED e DOC, e muito mais. 

A primeira parcela do Auxílio Brasil prevê o último pagamento no dia 30 de novembro para o NIS final 0 e, por hora, nada foi dito sobre um calendário próprio para saques, assim como aconteceu no auxílio emergencial por mais de um ano.

Enquanto isso, o cronograma da segunda parcela estabelece que o valor seja liberado gradativamente entre 10 a 23 de dezembro, dias antes que o de costume. 

No último mês do ano, ainda existe a possibilidade de o valor do benefício ser elevado fixamente para R$ 400, além de o número de beneficiários ser ampliado de 14,6 milhões de famílias para 17 milhões. 

Porém, essas mudanças dependem da aprovação do Senado Federal pela PEC dos Precatórios, que autoriza o parcelamento de uma parte das dívidas judiciais da União, abrindo espaço no Orçamento para financiar integralmente o programa no modelo estabelecido. 

Também é por isso que o Governo Federal ainda não divulgou o cronograma de pagamentos do Auxílio Brasil para 2022, pois antes de mais nada, é preciso definir qual será a fonte de financiamento.

Tendo em vista que a equipe técnica do governo depositou todas as esperanças na PEC dos Precatórios, se ela não for para a frente, será preciso correr contra o tempo para encontrar outra alternativa financeira para manter o programa substitui o Bolsa Família. 

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para 2021:

Final do NIS Novembro Dezembro
1 17 de novembro 10 de dezembro
2 18 de novembro 13 de dezembro
3 19 de novembro 14 de dezembro
4 22 de novembro 15 de dezembro
5 23 de novembro 16 de dezembro
6 24 de novembro 17 de dezembro
7 25 de novembro 20 de dezembro
8 26 de novembro 21 de dezembro
9 29 de novembro 22 de dezembro
0 30 de novembro 23 de dezembro
Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile