Todos os inscritos que receberão Auxílio Brasil nesta semana; confira aqui!

Os primeiros pagamentos do Auxílio Brasil de R$ 217,18 serão feitos essa semana. O cronograma segue como de costume nos últimos dez dias úteis de cada mês, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Com base neste raciocínio, o Auxílio Brasil que efetua o primeiro pagamento hoje, 17, para o NIS final 1, continua na quinta e sexta-feira, 18 e 19, com o NIS final 2 e 3, respectivamente.

Essas pessoas terão dois meios de acesso ao valor, a primeira é sacando o benefício em espécie em um terminal eletrônico usando o cartão do extinto Bolsa Família.

A segunda é através de depósito na conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem.

A plataforma foi criada no início de 2020 para unificar os pagamentos do auxílio emergencial, mas diante do fim deste programa será usada para outros repasses.

Porém, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que manteria a plataforma e as respectivas contas ativas, até mesmo porque, elas têm sido usadas pelo governo para viabilizar outros recursos, como o seguro desemprego e o PIS/PASEP. 

Sobre o Caixa Tem

Por isso, se preferirem, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão evitar o contato com o dinheiro físico e usar o benefício em uma das várias ferramentas e serviços disponíveis no Caixa Tem.

As principais são os pagamentos de boletos online, compras pela internet usando o cartão de débito virtual, recarga de celular, pagamentos e transferências via PIX, TED e DOC, e muito mais. 

A primeira parcela do Auxílio Brasil prevê o último pagamento no dia 30 de novembro para o NIS final 0 e, por hora, nada foi dito sobre um calendário próprio para saques, assim como aconteceu no auxílio emergencial por mais de um ano.

Enquanto isso, o cronograma da segunda parcela estabelece que o valor seja liberado gradativamente entre 10 a 23 de dezembro, dias antes que o de costume. 

No último mês do ano, ainda existe a possibilidade de o valor do benefício ser elevado fixamente para R$ 400, além de o número de beneficiários ser ampliado de 14,6 milhões de famílias para 17 milhões. 

Porém, essas mudanças dependem da aprovação do Senado Federal pela PEC dos Precatórios, que autoriza o parcelamento de uma parte das dívidas judiciais da União, abrindo espaço no Orçamento para financiar integralmente o programa no modelo estabelecido. 

Também é por isso que o Governo Federal ainda não divulgou o cronograma de pagamentos do Auxílio Brasil para 2022, pois antes de mais nada, é preciso definir qual será a fonte de financiamento.

Tendo em vista que a equipe técnica do governo depositou todas as esperanças na PEC dos Precatórios, se ela não for para a frente, será preciso correr contra o tempo para encontrar outra alternativa financeira para manter o programa substitui o Bolsa Família. 

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para 2021:

Final do NIS Novembro Dezembro
1 17 de novembro 10 de dezembro
2 18 de novembro 13 de dezembro
3 19 de novembro 14 de dezembro
4 22 de novembro 15 de dezembro
5 23 de novembro 16 de dezembro
6 24 de novembro 17 de dezembro
7 25 de novembro 20 de dezembro
8 26 de novembro 21 de dezembro
9 29 de novembro 22 de dezembro
0 30 de novembro 23 de dezembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.