Matrícula escolar MG 2022: Inscrições, datas e passo a passo para cadastro

Período de matrícula escolar MG 2022 para novos estudantes da rede estadual foi iniciado. Todo o procedimento é feito virtualmente; saiba o passo a passo para garantir a sua vaga em uma escola estadual de Minas Gerais.

Matrícula escolar MG 2022: Inscrições, datas e passo a passo para cadastro
Matrícula escolar MG 2022: Inscrições, datas e passo a passo para cadastro (Imagem: FDR)

Começou hoje, 17, a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) que garante a vaga em uma escola estadual de Minas Gerais.

O procedimento deve ser feito por todos os estudantes que vão estudar em uma escola estadual pela primeira vez em 2022.

Além deles, todos os estudantes que estão matriculados em escola estadual e que a unidade escolar não vai oferecer a série que ele vai curar em 2022 também devem realizar o procedimento.

Passo a passo para a matrícula escolar MG 2022

  • Acesse o portal Cadastro Escolar MG
  • Clique em Inscrições
  • Uma nova página vai carregar com campos para inserir o nome completo, data de nascimento, endereço completo, CEP, número da carteira de identidade do aluno (se possuir), CPF do aluno (se possuir), filiação ou nome do responsável legal, entre outros.
  • Após inserir os dados, uma nova página deve carregar para confirmação.

Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais podem comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, no município em que residem, para realizarem a inscrição.

É importante lembrar que a escola da escola é feita pela Sucem seguindo alguns critérios.

Como atendimento preferencial aos estudantes com deficiência e localidade. O resultado da alocação dos alunos deve ser divulgado no dia 20 de dezembro.

Após essa data, entre 20 de dezembro de 2021 e 14 de janeiro de 2022, os pais ou responsáveis do estudante terão que fazer a matrícula presencialmente na unidade escolar em que o estudante foi alocado.

É importante observar os prazos, pois, as vagas não preenchidas voltarão a ser ofertadas no sistema de matrícula virtual entre os dias 25 de janeiro e 23 de fevereiro de 2022.

Para auxiliar nesse procedimento, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais elaborou um Documento com Perguntas e Respostas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.