Elon Musk no Brasil? Empresário deve oferecer internet na Amazônia

Nesta segunda-feira (15), o ministro das Comunicações, Fábio faria, se reuniu com o bilionário Elon Musk, para discutir parcerias entre o governo brasileiro e as empresas Starlink e SpaceX. Segundo o ministro, Elon Musk deve vir ao Brasil para levar internet à Amazônia.

Entre os assuntos discutidos pelos dois, estão a utilização da tecnologia para preservação da floresta amazônica. Com isso, seria possível monitorar os desmatamentos e incêndios ilegais.

A reunião também abordou projetos de conectividade para escolas e unidades de saúde em áreas rurais, locais remotos e comunidades indígenas.

Fábio Faria afirma que o governo vem trabalhando para fechar a parceria com a empresa SpaceX. Ele declara que existe o objetivo de aliar a tecnologia desenvolvida pela empresa de Elon Musk com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações.

O ministro informa que o governo busca levar internet para lugares remotos e áreas rurais. Também há o intuito de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica.

Neste sentido, Faria destaca que os cerca de 4,5 mil satélites — das companhias de Elon Musk que orbitam em baixa altitude — podem auxiliar nesse monitoramento.

Elon Musk comemora a oportunidade de levar conexão para o Brasil

Conforme Musk, levar internet para os brasileiros, que possuem mais dificuldade de se conectar, é uma oportunidade a ser comemorada. O empresário afirma estar ansioso para oferecer conectividade para os menos conectados.

O encontro também teve a participação da secretária-Executiva do Ministério das Comunicações, Estella Dantas, e do secretário das Telecomunicações da pasta, Artur Coimbra.

Pouco antes desse encontro com Musk, o ministro das Comunicações debateu o tema com o presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell.

A SpaceX possui algumas empresas concorrentes, como a britânica OneWeb. Na última quinta-feira (11), durante a COP26 — conferência mundial do clima —, em Glasgow (Escócia), o ministro entrou em contato com essa companhia. Pela OneWeb, já foram lançados mais de 350 satélites de baixa órbita.

Dentro desse mercado, também há a Amazon. Por meio do projeto Kuiper, a empresa visa colocar 3,2 mil satélites em órbita. O objetivo é de conceder banda larga a regiões isoladas ou com falta de infraestrutura para telecomunicações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.