UFBA confirma retorno das aulas presenciais com protocolo rígido

Retorno das atividades totalmente presenciais na UFBA acontecerá em março de 2022. A decisão foi tomada em assembleia na última sexta-feira (12), que também aprovou os protocolos para a retomada.

Reunião do Conselho Universitário (Consuni) realizada na última sexta-feira, 12, pela Universidade Federal da Bahia aprovou o calendário acadêmico com a volta às aulas e os protocolos que deverão ser seguidos. O semestre 2022.1 começará no dia 07 de março e irá até 09 de julho.

As aulas presenciais na UFBA foram suspensas em março de 2020 e, desde então, os estudantes estão com o ensino remoto.

O semestre 2022.1 será a um só tempo regular – ou seja, terá seu planejamento acadêmico definido a partir das demandas dos colegiados dos cursos, como já vem ocorrendo – e especial – já que, dada a atipicidade em função da pandemia, não contará para fins de tempo máximo de curso e permitirá o trancamento de disciplinas a qualquer momento do semestre letivo”, informou a instituição.

Medidas para a volta às aulas presenciais na UFBA

As primeiras grandes medidas adotadas pela instituição para possibilitar a volta às aulas são as adaptações feitas nos espaços físicos da UFBA.

Foram necessárias mudanças para permitir uma maior ventilação, por exemplo. Além disso, a universidade também teve que instalar dispenses e pias para possibilitara higienização das mãos dos estudantes e funcionários.

As outras medidas que devem ser adotadas são: uso obrigatório de máscara em todos os espaços da instituição; exigência do ciclo completo de imunização, com as duas doses aplicadas ou o imunizante em dose única.

Também ficou decidido na reunião que as pessoas que possuem comorbidades ou têm mais de 60 anos, estão gestantes lactantes e pais ou responsáveis por crianças que não estejam frequentando escola em razão da pandemia devem permanecer no ensino remoto.

Essas medidas são válidas para alunos e funcionários da instituição. Para os alunos que se encontram nessas condições, a UFBA vai ofertar disciplinas online ou exercícios domiciliares, dentro do limite de oferta dos cursos.

A universidade vai publicar em breve o seu Plano de Contingência com essas e as outras medidas que serão adotadas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.