Dicas para sair da sua vaga de estágio e conseguir efetivação na empresa

O período de estágio para o estudante é o momento de colocar em prática o conhecimento que adquiriu no seu curso. A vaga de estágio pode ser de nível médio ou superior, de acordo com a demanda da empresa.

Dicas para sair da sua vaga de estágio e conseguir efetivação na empresa
Dicas para sair da sua vaga de estágio e conseguir efetivação na empresa (Imagem: FDR)

Os estagiários dentro das empresas são aquelas pessoas que integram a equipe de trabalho apenas com o conhecimento teórico e desejam adquirir a prática.

Por isso, é bastante comum que eles passem pelos diversos setores da corporação.

O estágio pode ser uma porta de entrada para uma vaga de emprego efetivo, desde que alguns passos sejam seguidos pelo estagiário.

Dicas para transformar a vaga de estágio em efetiva

1. Pesquise sobre a empresa

Isso vale para você antes da entrevista e também durante o seu trabalho, perceba as mudanças internas que acontecem, entenda as dinâmicas de trabalho.

2. Leve o estágio a sério

Pense na empresa como um sistema cheio de engrenagens e você faz parte dele. Ou seja, ela precisa sim de você. É comum que os estagiários achem que por suas atividades serem mais simples, elas são irrelevantes, mas, não.

Na verdade, pelo contrário, como estagiário você começará com atividades simples e aos poucos passará a assumir mais responsabilidades.

3. Seja pontual

Tanto na chegada à empresa, quanto nos momentos de reunião ou de solicitação para fazer alguma tarefa.

4. Torne-se necessário

Sabe aquela premissa de que a gente precisa ser lembrado? Então, isso é bastante válido para o ambiente corporativo também.

Tente se destacar, apresente soluções para questões pequenas e aos poucos vá mostrando o seu potencial.

5. Vista-se de acordo com ambiente de trabalho

Em muitos locais o código de vestimenta é bastante rígido, em outros não há grandes restrições e há também os locais em que a farda é indispensável.

A dica é: observe como outros estagiários se vestem e, se possível utilize o seu estilo com moderação.

6. Tenha boas relações

Ninguém trabalha 100% sozinho, então, ter um ambiente de trabalho amistoso é bastante importante.

Mas, cuidado para não cair no erro de muitos estagiários que se juntam para brincar no horário em que deveriam produzir.

7. Esteja aberto para aprender

Sim, as vezes você vai ser repreendido pelos superiores e nesse momento é necessário ser bastante profissional e ter maturidade.

E sim, a emoção pode querer aparecer em algum momento, é comum, afinal, você é humano.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.