CAIXA Tem libera empréstimo pessoal e pode ser sua nova poupança

Pontos-chave
  • Cidadãos poderão solicitar empréstimo pessoal através da conta no Caixa Tem;
  • Plataforma foi criada para unificar os pagamentos do auxílio emergencial;
  • Juros do empréstimo do Caixa Tem é de 3,99%.

A Caixa Econômica Federal (CEF) criou uma nova linha de empréstimo pessoal concedida através da conta poupança social digital gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem. A nova oferta é inteiramente digital e contempla os cidadãos de acordo com o mês de aniversário. 

O empréstimo pessoal do Caixa Tem libera quantia entre R$ 300 a R$ 1 mil, com condições bastante atrativas para os beneficiários. Ao todo, cerca de 100 milhões de brasileiros terão a oportunidade de obter os valores com taxas de juros de 3,99% ao mês, além da possibilidade de quitar o débito em até 24 vezes.

Na verdade, o empréstimo do Caixa Tem é concedido em duas modalidades. A primeira é o empréstimo pessoal e a segunda o produtivo. O empréstimo pessoal é liberado exclusivamente para ser aplicado nas despesas pessoais, enquanto o empréstimo produtivo deve ser usado em negócios e empreendimentos.

Quem tem direito ao empréstimo do Caixa Tem?

Segundo informações repassadas pela própria Caixa Econômica, o empréstimo pessoa do Caixa Tem poderá ser solicitado pelos seguintes grupos:

  • Autônomo (que não possui a carteira de trabalho assinada);
  • Beneficiários de programas sociais;
  • Destinatários de políticas públicas de distribuição de renda;
  • Assalariados.

Em contrapartida, os antigos beneficiários do Bolsa Família que agora serão incluídos no Auxílio Brasil não poderão solicitar a linha de crédito, tendo em vista que não possuem condições financeiras para arcar com as despesas necessárias para a aquisição do crédito. 

Na oportunidade, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que a atualização cadastral do Caixa Tem, procedimento necessário ao solicitar o empréstimo pessoal, automaticamente cancela o benefício recebido por meio da transferência de renda.

Como solicitar o empréstimo do Caixa Tem?

Antes de mais nada, para adquirir o empréstimo pessoal do Caixa Tem, o usuário da plataforma precisa realizar a atualização cadastral após fazer o download do aplicativo nas lojas da App Store e Google Play, disponíveis para iOS e Android. Durante a atualização, será essencial digitalizar o documento de identidade e enviar uma foto tipo selfie

Assim que o cadastro no Caixa Tem for atualizado, a conta passará de Poupança Social Digital para Poupança Digital+. Esse é o ponto de partida para solicitar o empréstimo pessoal, basta selecionar o campo “Crédito Caixa Tem”.

Então, o usuário será submetido à aprovação e, ao concluir o processo, as parcelas serão automaticamente creditadas na conta do Caixa Tem.

Pagamento do empréstimo

As parcelas do empréstimo pessoal do Caixa Tem devem ser pagas mensalmente por meio do débito em conta na Poupança Digital+. Vale destacar que a parcela do contrato não será descontada de benefícios sociais eventualmente recebidos pelo cliente do banco

O cidadão ainda terá a possibilidade de depositar o valor da prestação na conta poupança do Caixa Tem. Basta transferir o dinheiro pelo caixa eletrônico ou em lotéricas da Caixa. Transferências via PIX também são aceitas.

Calendário de liberação do empréstimo do Caixa Tem

Para clientes do Caixa Tem:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: a partir de 27 de setembro;
  • Nascidos em março e abril: a partir de 18 de outubro;
  • Nascidos em maio e junho: a partir de 8 de novembro;
  • Nascidos em julho e agosto: a partir de 29 de novembro;
  • Nascidos em setembro e outubro: a partir de 13 de dezembro;
  • Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 27 de dezembro.

Para pessoas que ainda não são clientes do Caixa Tem:

  • Nascidos de janeiro a junho: a partir de 8 de novembro;
  • Nascidos em julho e agosto: a partir de 29 de novembro;
  • Nascidos em setembro e outubro: a partir de 13 de dezembro;
  • Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 27 de dezembro.

Desta forma, no dia 29 de novembro será a vez dos aniversariantes de julho e agosto serão os próximos a serem autorizados a solicitar o empréstimo pessoal do Caixa Tem. O ano de 2021 encerrará com a liberação para os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.