BDR: o que é e como funciona este tipo de investimento?

Os investimentos estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e entre as opções estão os BDRs. Este tipo de investimento é considerado uma alternativa para quem quer investir em ações do exterior, mas não pode ou não quer abrir uma conta fora do país. 

Provavelmente você já deve ter ouvido uma dica de que uma parte de toda careira de investimentos deve estar exposta em dólar. Sendo assim, a compra de BDRs de empresas como Amazon, Google, Facebook, entre outras, é a melhor maneira de fazer isso.

O que são BDRs?

BDR significa “Brazilian Depositary Receipts”. É um certificado de depósito que representa a ação de uma empresa estrangeira.

Quando você adquire um BDR, você não está comprando a ação, e sim, um recibo que assegura os mesmos direitos de quem tem a ação: o ganho de capital com a valorização do ativo e os dividendos. Mas, você não vira  sócio da empresa.

Vale a pena o investimento?

Para saber se vale a pena investir em BDRs, é preciso analisar se a estratégia vai de encontro com seus objetivos financeiros. 

De um jeito simples, podemos afirmar que um BDR é uma exposição somente parcial ao dólar, uma vez que ao vender ou quando receber os dividendos, o comprador recebe os valores em reais.

Uma alternativa é ter exposição ao dólar em sua carteira investimento em empresas brasileiras, cujo negócio está exposto ao câmbio por serem exportadoras.

Também é possível abrir uma conta no exterior e comprar ações diretamente no exterior  e, a partir daí, eventualmente, ter a dupla proteção: ganhar com a variação do câmbio e com a valorização nominal do ativo.

BDRs mais baratos 

Há cerca de um ano, o investimento em BDRs estava disponível somente para investidores qualificados, porém, no fim do ano passado, uma alteração nas regras de negociação deixou este tipo de investimento acessível para todos os perfis.

Amazon, Apple, Google, Mercado Livre, Tesla, entre outras empresas, tiveram grande valorização de seus papéis graças ao aumento da procura por este tipo de investimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.