Neste domingo (14), será realizada a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2021. Edição vai avaliar cursos de 30 áreas de graduação.
A prova terá sua aplicação presencial e vai se iniciar às 13h30, mas os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.
A avaliação acontece em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios e polos de funcionamento dos cursos de graduação.
O que é o Enade?
O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é aplicado pelo Inep desde 2004. Tem como foco, averiguar a qualidade dos cursos e o funcionamento das instituições de educação superior brasileiras.
O que a prova avalia?
A avaliação mede o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos previstos no currículo, levando em conta as diferentes habilidades e as competências desenvolvidas ao longo dos estudos.
Quais serão os cursos avaliados?
Os cursos de bacharelado que serão avaliados são: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Química e Sistemas de Informação. Já os cursos de cursos de licenciatura são: Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Letras: português, Letras: português e espanhol, Letras: português e inglês, Letras: inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química. A avaliação também será feita para os cursos superiores de tecnologia, como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Redes de Computador.
Porque preciso participar do Enade?
Os alunos que desejam finalizar o seu curso normalmente devem realizar a prova e ter a situação regularizada com o Enade comprovada no histórico escolar.
No ano passado, a prova não aconteceu por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Se tiver sintomas de Covid-19, o que devo fazer?
Os participantes que apresentarem sintomas de covid-19, na semana ou neste domingo não devem ir até o local da prova.
Porém, elas podem solicitar a dispensa da prova, entre 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022.
Para ser dispensado é preciso enviar ao Inep uma documentação que comprove a sua condição.
No pedido, devem constar as seguintes informações: nome completo do estudante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.