Por que Europa está sofrendo com novos casos da Covid-19? Veja impactos mundial

A preocupação com a pandemia volta a pairar na Europa por conta do crescimento no número de casos da doença na Alemanha, Rússia, Eslováquia, Hungria, e República Checa. Na última quarta, 10, a Rússia bateu um novo recorde de novos casos e mortes. Um ponto a se pensar é que como fica a economia caso sejam necessárias novas medidas de isolamento social na Europa. 

Aumento no número de casos de Covid

A razão para este crescimento de casos ainda é incerto. Seja com for, a nova onda da doença, ao que tudo indica, atingiu fortemente os países que estão com a vacinação mais lenta. 

Na Rússia, por exemplo, somente 34% da população está com o esquema vacinal completo. Junto a isso, as medidas de restrição foram flexibilizadas. Por conta disso, o país estuda um novo pacote de medidas para conter o avanço do vírus. 

O presidente Vladimir Putin decretou recesso nacional de uma semana como forma de manter as pessoas dentro de casa. 

Economia 

De acordo com a Comissão Européia, possíveis novas restrições para frear o contágio com o coronavírus, como o isolamento social, por exemplo, não terão “consequências económicas comparáveis” às aplicadas anteriormente na zona euro. Por outro lado, ele admite o baixo índice da vacinação em alguns países e o crescimento vertiginoso dos contágios.

“Mesmo com algumas medidas de restrição, não teremos consequências económicas comparáveis àquelas a que assistimos no último período (de outono e inverno)”, disse o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, em entrevista à Lusa e a outros meios de comunicação, em Bruxelas.

Segundo dados do ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças), 75,9% de toda a população adulta da União Europeia está totalmente vacinada.

PIB

De acordo com previsões divulgadas nesta quinta, 11, o executivo comunitário antecipou  que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 5% neste ano e 4,3% no ano que vem tanto no espaço da moeda única como no conjunto dos 27 Estados-membros, representando uma pquena revisão em alta para este ano e uma baixa para o ano que vem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.