Volta do turismo no Brasil acredita na criação de 81 mil vagas de emprego

Aproximação da temporada de férias e de verão deve aumentar o número de vagas de emprego em várias regiões. Setor de turismo tem investido bastante para atrair os turistas novamente.

A reabertura econômica no Brasil começou pouco antes de uma temporada bastante movimentada no país, o verão.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que o segmento do turismo seja responsável pela contratação de 478,1 mil trabalhadores formais, isso só no período de novembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Turismo e vagas de emprego no Brasil

Desde que as atividades econômicas puderam retomar suas atividades, segundo dados do Índice de Atividades Turísticas, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que aconteceu após a segunda onda, a receita do setor de turismo aumentou 49,1%.

Esse é o melhor índice do setor desde fevereiro de 202, no entanto, esse número, infelizmente, ainda não é o desejado, pois, está 20,7% abaixo do nível registrado antes do início da crise sanitária.

Esse é um dos setores da economia que mais sentiu os impactos da pandemia, que restringiu a circulação de pessoas.

Uma das medidas adotadas durante a pandemia foi a redução dos preços de estadias, por exemplo, o que aos poucos tem subido.

“Embora, durante a primeira onda da pandemia de covid-19, os serviços turísticos tenham ficado mais baratos, apresentando reduções de 6,3% nas diárias de hotéis e pousadas e de 28,5% nas passagens aéreas, por exemplo, nos últimos meses, a retomada da demanda e, principalmente, a evolução de tarifas, como a energia elétrica, vêm pressionando praticamente todos os preços da economia”, avaliou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Vale lembrar que esse aumento é justificável, pois, energia elétrica, gás, entre outros, têm subido de preço bastante nos últimos meses.

Essa oferta de promoções, que acontece em todo o país, deve elevar o número de turista fazendo com que mais mão de obra para atender os clientes seja necessária.

Outro ponto importante para a reabertura dessas atividades é a vacinação. Lembrando que muitos estados têm adotado o passaporte da vacina restringindo a circulação de apenas pessoas vacinadas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.