RJ abre matrícula de 2022 para quem vai trocar de escola ou ingressar na rede estadual

Período de matrícula escolar de 2022 já foi iniciado no Rio de Janeiro. Nesse primeiro momento apenas alguns grupos de alunos poderão fazer o procedimento para estudar em uma escola estadual no próximo ano.

RJ abre matrícula de 2022 para quem vai trocar de escola ou ingressar na rede estadual
RJ abre matrícula de 2022 para quem vai trocar de escola ou ingressar na rede estadual (Imagem: FDR)

O próximo ano letivo já está sendo preparado no estado do Rio de Janeiro. E os estudantes que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação já podem fazer a matrícula escolar de 2022 totalmente virtual.

Nessa primeira fase é possível escolher entre as mil unidades de ensino estaduais que estão com vagas disponíveis em várias séries.

Matrícula escolar de 2022 no Rio de Janeiro

Até o dia 5 de dezembro o procedimento estará disponível no site Matrícula Fácil RJ. Basta acessar, inserir os dados necessários e escolher no mínimo duas unidades de ensino, observando o turno e a série pretendida.

É importante lembrar que a Seeduc-RJ não vai fazer a distribuição dos estudantes pelas escolas seguindo a ordem de inscrição no site, mas sim de acordo com os seguintes critérios:

  1. Preferência à pessoa com deficiência;
  2. Preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos;
  3. Permanência na rede pública de ensino;
  4. Proximidade da residência;
  5. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

A alocação dos estudantes deve ser divulgada, nos portais oficial, em 20 de dezembro; após isso, entre os dias 4 e 13 de janeiro é necessário comparecer à unidade escolar para fazer a confirmação de matrícula.

Para essa etapa os pais, responsáveis ou o próprio aluno, caso seja maior de 18 anos terão que apresentar a documentação descrita na Ficha de Conclusão da Inscrição.

Cronograma de matrícula escolar 2022 no RJ

  • Para estudantes que estão passando do ensino fundamental para o médio: 10 de novembro e 5 de dezembro;
  • Para estudantes que vão passar do ensino fundamental para o médio na mesma escola: 4 a 9 de novembro;
  • Matrícula: entre 4 e 13 de janeiro de 2022;
  • Confirmação de matrícula presencial: 27 de janeiro de 2022;
  • Confirmação da 2ª fase de matrícula: 28 de janeiro;
  • Inscrição da 2ª fase de matrícula (para os candidatos que não confirmaram matrícula, não foram alocados e novos alunos): 29 de janeiro;
  • Cadastro para transferência e transferência informatizada: a partir de 2 de fevereiro.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.