Escolas da rede estadual do Paraná oferecem 27 opções de cursos técnicos gratuitos

Estudantes que vão fazer o ensino médio em escolas da rede estadual do Paraná podem se inscrever em cursos técnicos gratuitos. A oferta é feita no novo itinerário do ensino mediu que passa a ser válido no próximo ano.

Escolas da rede estadual do Paraná oferece 27 opções de cursos técnicos gratuitos
Escolas da rede estadual do Paraná oferece 27 opções de cursos técnicos gratuitos (Imagem: FDR)

A Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed) abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos para estudantes que vão passar do 9º ano do ensino fundamental para o ensino médio no próximo ano letivo.

Ao todo, os colégios dessa modalidade ofertarão 27 opções de cursos técnicos integrados, em 252 municípios do Paraná.

Matrícula nos cursos técnicos gratuitos do Paraná

A matrícula está aberta para os estudantes que estão saindo do 9º ano do ensino fundamental e indo para o ensino médio.

E também para quem já terminou o ensino médio e deseja um curso técnico subsequente.

Para conferir a relação completa de cursos disponíveis em cada cidade, basta acessar o Documento.

A matrícula é feita presencialmente em cada unidade responsável pela formação. Caso o estudante deseje uma consulta um pouco mais detalhada, de acordo com a região pretendida, ele poderá acessar o portal da Escola Digital e buscar a região no mapa.

Vale lembrar que a matrícula deve ser feita até 26 de novembro.

Novo Ensino Médio

A partir de 2022 o sistema dessa etapa de educação vai ser alterado. A partir de agora os estudantes terão autonomia para escolher parte da grade curricular que desejam seguir; e contam também com o inclusive com novo componente curricular chamado Projeto de Vida.

Além disso, no próximo ano os cursos profissionalizantes técnicos passam de quatro para três anos.

A mudança feita pelo MEC tem o objetivo de ajudar os estudantes a trilharem o caminho que mais se sentirem confortáveis, preparando eles para a continuidade dos estudos. Já que, nos cursos de graduação os estudantes acabam seguindo por áreas específicas.

Com essa opção os estudantes terão que cumprir uma porcentagem do currículo escolar que é comum a todos e acrescentarão aquelas áreas que mais têm afinidade.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.