Para quem tem um comércio, datas sazonais como Black Friday e Natal são muito aguardadas. Nesses eventos, diversos estabelecimentos aproveitam para melhorar o faturamento. Conheça algumas dicas que podem fazer com que o comércio aumente seus lucros na Black Friday e vendas de Natal.
Geralmente, muitos consumidores aguardam datas sazonais para realizar compras. Entre os eventos que movimentam a economia, está a Black Friday (última sexta-feira de novembro) e o Natal (25 de dezembro). Diante disso, os comércios devem estar preparados para realizar as melhores estratégias.
Dicas para que o comércio aumente seus lucros na Black Friday e Natal
- Realize um planejamento: Antes mesmo da data sazonal, o comércio deve se preparar. Para que os resultados aconteçam da melhor forma, é importante dedicar tempo ao planejamento. Como exemplo, vale considerar os produtos a serem vendidos, estoque, logística, segurança, atendimento, entre outros.
- Efetue ações de marketing: Em meio ao grande número comércios concorrentes, o estabelecimento precisa se destacar. Para isso, vale verificar estratégia de marketing a ser aplicada. O comerciante pode aproveitar diversos canais — como redes sociais, panfletos e e-mail — para colocar em prática as estratégias de marketing.
- Disponibilize promoções: Um dos principais fatores que fará o consumidor procurar algum estabelecimento é o valor promocional. Ao aplicar essa estratégia, novos clientes podem ser fidelizados. Entre as possibilidades de ofertas, estão o ‘leve três e pague dois’ e cupons de descontos.
- Seja transparente e conceda descontos reais: Ao longo dos anos, muitos consumidores ficam frustrados pelas falsas promessas de descontos. Para que o estabelecimento não fique com uma imagem negativa, é importante fazer apenas as promessas que serão cumpridas.
- Se atente aos prazos de entrega: O comércio deve sempre procurar oferecer a melhor experiência aos possíveis clientes. Uma das formas de obter esse objetivo é oferecer prazos de entregas acessíveis. Dentro das condições pessoais, vale buscar soluções que facilitem a logística.
- Dedique tempo ao pós-venda: Mesmo após concretizar a venda, o estabelecimento precisa analisar os resultados. Ao ter em mãos os números registrados na respectiva data sazonal, o comércio poderá descobrir os pontos que podem ser aprimorados — para o evento no ano seguinte, por exemplo.