O que você precisa analisar antes de começar a investir em criptomoedas

O mercado de criptomoedas se tornado cada vez mais evidente. Diversos investidores passaram a se interessar pelas moedas digitais. Contudo, para entrar nesta área, é importante considerar alguns fatores. Entenda o que você precisa analisar antes de começar a investir em criptomoedas.

O que você precisa analisar antes de começar a investir em criptomoedas
O que você precisa analisar antes de começar a investir em criptomoedas (Imagem: Montagem/FDR)

Criadas em 2008, as criptomoedas são moedas digitais que podem ser convertidas em valores reais. Para garantir a segurança das transações, elas contam com a tecnologia de blackhain. As operações acontecem de forma totalmente digital.

A negociação das moedas digitais acontece via comunicação direta. Ou seja, as duas partes realizam a transação — sem interferência de alguma autoridade financeira. No mercado de valores, existem milhares de criptomoedas. Dentre estas, a mais conhecida é o bitcoin.

O que você precisa analisar antes de começar a investir em criptomoedas

À Época Negócios, o planejador financeiro pessoal, Felipe Borges, indica que — antes de tudo —, o interessado precisa entender seu perfil de investidor.

Como as criptomoedas são investimentos de renda fixa, a perda pode ser total. As oscilações acontecem diariamente. Sendo assim, ao realizar a análise de perfil, a pessoa saberá se as moedas digitais são as mais indicadas para investir.

Diante disso, o especialista destaca a importância de estabelecer um percentual do patrimônio financeiro — para aplicar em moedas digitais. Inicialmente, ele recomenda um percentual máximo de 0,5%.

Para ele, o segredo é a diversificação. Ele recomenda que o percentual não seja comprado de uma vez. A indicação é de diluir durante certo período.

Ao realizar as aquisições progressivamente, o investidor poderá entender o funcionamento do mercado. Desse modo, os riscos poderão ser reduzidos — limitando somente uma parte do patrimônio ao risco.

Além de se atentar às criptomoedas, é recomendável que o usuário conheça as plataformas de investimentos existentes. Para diminuir os riscos de golpes, há a indicação de procurar corretoras de confiança. Como forma de saber a procedência da plataforma, vale pesquisar a opinião de outras pessoas.

De modo geral, a pessoa interessada em aplicar em criptomoedas deve se aprofundar e estudar a área. Em meio ao grande número de moedas digitais existentes, dedicar tempo nestes detalhes pode ser fundamental.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.