ENEM 2021 vai mesmo acontecer? Crise no Inep preocupa estudantes

Série de demissões voluntárias semanas antes da aplicação das provas preocupa os inscritos no ENEM 2021. O exame desse ano já tem duas datas de aplicação, a primeira já nas próximas semanas.

ENEM 2021 vai mesmo acontecer? Crise no Inep preocupa estudantes
ENEM 2021 vai mesmo acontecer? Crise no Inep preocupa estudantes (Imagem: FDR)

Os últimos dias têm sido bastante movimentados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e não de uma forma positiva. Na última semana denúncias de assédio moral foram feitas pelos funcionários do órgão contra o presidente Danilo Dupas.

Como se já não fossem ruins as denúncias, uma série de demissões voluntárias tem acontecido desde a última sexta-feira, 5.

Inclusive pessoas do alto escalão do INEP, ligadas ao ENEM 2021, pediram para deixar o órgão.

Demissões no INEP afetam o ENEM 2021?

De acordo com nota divulgada pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em sua rede social a aplicação do ENEM 2021 no próximo dia 21 de novembro está garantida.

O Ministério da Educação informa que o cronograma de execução do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está mantido e não será afetado pelos pedidos de exoneração de servidores do Inep”, afirmou ele.

Os estudantes inscritos no exame já demonstraram preocupação quanto a aplicação das provas. Mas, Ribeiro continuou assegurando a continuidade da aplicação.

Até porque, de acordo com ele a prova já está com a empresa responsável pela aplicação, ou seja, já está na fase final.

“As provas do exame já se encontram com a empresa aplicadora e o Inep está monitorando a situação para garantir a normalidade de sua execução”, continuou ele na nota.

Além disso, Milton Ribeiro afirmou que os pedidos de demissão foram recebidos, mas ainda não foram acatados.

Com isso os funcionários do INEP continuam cumprindo suas funções. O que deve continuar até que a demissão seja publicada no Diário Oficial da União (DOU).

 Aplicação do ENEM 2021

Nessa edição o exame tem duas datas de aplicação, uma em novembro (21 e 28). E outra em janeiro do próximo ano (9 e 16), até então o cronograma continua o mesmo.

Em novembro acontecem provas impressas e digitais enquanto que em janeiro apenas será aplicado o exame impresso.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.