Enem 2021 tem menos candidatos que a última edição; concorrência será menor?

Essa é adição do exame com o menor número de inscritos dos últimos anos. Ainda assim o Enem 2021 vai ser aplicado em duas datas diferentes, novembro de 2021 e janeiro de 2022.

Enem 2021 tem menos candidatos que a última edição; concorrência será menor?
Enem 2021 tem menos candidatos que a última edição; concorrência será menor? (Imagem: FDR)

Mesmo com a reabertura do pedido de isenção da taxa de participação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 o número de inscritos ainda é mais baixo do que em edições anteriores.

A situação preocupa as entidades estudantis, pois, o percentual de estudantes de classe mais baixa e negros é bem menor do que dos demais.

O que pode resultar em uma redução dos grupos chamados de minorias nas universidades.

Menor número de inscritos no Enem 2021 reduz concorrência?

A resposta é sim e não, ao mesmo tempo, vem comigo que te explico melhor o porquê dessa resposta.

A resposta é que não muda a concorrência se a gente estiver falando do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), pois, os dois programas aceitam as notas do exame das edições a partir de 2010.

Por outro lado, falamos também que a redução no número de inscritos pode diminuir sim a concorrência.

Se pensarmos na seleção do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Isso porque, por tradição, esse processo seletivo só recebe a edição mais recente do Enem.

Ou seja, todos que fizerem o Enem 2021 poderão se inscrever no FIES, ProUni e SISU.

Mas, as edições anteriores do exame só são aceitas nos dois primeiros programas.

Vale lembrar ainda que com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é possível concorrer a vagas em instituições fora do brasil.

E também participar dos processos seletivos internos que algumas instituições fazem aqui no pais.

Enem 2021

Nos próximos dias 21 e 28 de novembro de 2021 serão aplicadas as provas do exame para quem se inscreveu até julho desse ano.

Já nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 quem solicitou a isenção na reabertura do prazo e os inscritos no PPL (para pessoas privadas da liberdade) farão o exame.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.