UnB confirma retorno parcial das aulas presenciais; confira as regras anunciadas

Plano de retomada das aulas presenciais na UnB preveem 4 etapas que serão iniciadas no próximo ano apenas. Essa é mais uma universidade pública do Brasil a divulgar sua preparação para o retorno presencial.

UnB confirma retorno parcial das aulas presenciais; confira as regras anunciadas
UnB confirma retorno parcial das aulas presenciais; confira as regras anunciadas (Imagem: FDR)

A Universidade de Brasília acaba de aprovar o plano de retorno das aulas presenciais após a suspensão das atividades no ano passado. Com isso, a partir de 17 de janeiro de 2022 os estudantes da universidade poderão participar das aulas presenciais.

Retorno parcial das aulas presenciais na UnB

Nesse primeiro momento as aulas não vão retornar totalmente, isso porque o plano foi elaborado para acontecer em quatro etapas.

A instituição, em janeiro, passa para a etapa 2, onde algumas atividades não essenciais poderão ser iniciadas. Veja o que poderá ser reaberto de acordo com o plano:

  • Disciplinas obrigatórias, optativas e outras disciplinas necessárias para os formandos;
  • Disciplinas práticas que sejam de semestres mais avançados no curso, priorizando sequência de oferta dos semestres mais avançados para os iniciais;
  • Outras disciplinas, que não sejam práticas, mas que não puderam ser retomadas em formato remoto e disciplinas de cursos da área da saúde indispensáveis à formação profissional;
  • As atividades oferecidas em estágios, trabalhos de conclusão de curso, atividades de extensão e iniciação científica deverão ter suas ofertas avaliadas pelos colegiados dos cursos, levando em consideração as orientações do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) e do Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar).

O também prevê que, se todas as prioridades forem atendidas, as unidades da UnB poderão fazer oferta de outras disciplinas, tanto práticas quanto teóricas.

Para isso as normas de retomada devem ser seguidas. Além disso, a UnB não determinou um percentual máximo para a ocupação dos espaços.

A expectativa é de que aos poucos os estudantes voltem para as atividades presenciais até atingirem a ocupação total.

No entanto, o retorno total das atividades presenciais na universidade ainda não tem data definida.

Até porque é necessário fazer uma análise dessa volta parcial e posteriormente definir uma data.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.