Cuidado com o PIX! Dicas importantes para evitar cair nos novos golpes

Completando um ano neste mês de novembro, o sistema de pagamento instantâneo Pix, do Banco Central (BC), é alvo de novos golpes por parte de criminosos. 

Para usuários, a praticidade do sistema não deve deixar de lado os cuidados na hora de realizar a transação. Mesmo diante das precauções, ainda é possível ser vítima de armadilhas elaboradas feitas pelos golpistas.

Dicas e recomendações de especialistas para evitar cair nos novos golpes

Com golpes cada vez mais elaborados a atenção precisa ser redobrada. Confira as dicas para evitar cair em golpes via Pix:

  • Estabeleça em seu app ou site do banco um limite diário seguro para suas transações via Pix. As novas regras do BC, bancos e instituições precisam deixar disponível a inclusão do limite, o aumento só poderá ser autorizado após 24 horas da solicitação;
  • Nunca realize transações fora dos canais oficiais do seu banco. Atenção para links e páginas similares criadas pelos golpistas, erros ortográficos no endereço e o cadeado na mesma barra indicam se o site é seguro ou não;
  • Não clique em links ou baixe arquivos recebidos por e-mail. Consulte o canal oficial da instituição para saber se o conteúdo é ou não confiável;
  • Evite realizar transações quando estiver conectado a redes Wi-Fi públicas. Locais de acesso coletivo podem conter vírus e malwares que roubam dados;
  • Ative a autenticação de duas etapas;
  • Prefira passar chaves aleatórias. Com seu CPF em mãos, golpistas podem ter facilidade em conseguir outros dados.

O que fazer caso cair em um golpe

Apesar dos cuidados, não é sempre que possível escapar das armadilhas cada vez mais elaboradas, links, falsos perfis no WhatsApp, centrais de atendimento falsas, entre tantas outras que estão na internet à espera de um descuido do usuário. Por isso, especialistas recomendam algumas atitudes a serem tomadas com imediatez. 

Ao cair em um golpe via Pix, a primeira atitude a ser tomada é realizar o Boletim de Ocorrência, apresentando o maior número de provas e detalhes.

Após ter feito o BO, entre em contato com seu banco ou instituição financeira para buscar formas de recuperar seu dinheiro, além de evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!