Sem documento para fazer o Enem? Mutirão do Detran-RJ prioriza estudantes

O documento de identificação com foto é um dos requisitos básicos para os dias de prova do Enem. Se você é do Rio de Janeiro e está sem o seu RG, fique atento ao mutirão realizado pelo Detran local.

Sem documento para fazer o Enem? Mutirão do Detran-RJ prioriza estudantes
Sem documento para fazer o Enem? Mutirão do Detran-RJ prioriza estudantes (Imagem: FDR)

Mora no Rio de Janeiro, vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e está sem o seu RG?

Participe do mutirão realizado pelo Detran-RJ que acontece amanhã, 6, em todos os seus postos, das 8h às 14h, exceto nos postos dentro de shoppings, em que o horário vai das 10h às 16h.

A apresentação do documento é extremamente importe, pois, esses é um dos recursos para identificação dos participantes do Enem.

Mutirão Detran-RJ para inscritos no Enem 2021

O atendimento desse sábado é exclusivo para os participantes do Exame de 2021. Para ter acesso ao serviço é necessário apresentar o comprovante de inscrição e a certidão de nascimento.

Se essa for a primeira emissão do documento ela será feita gratuitamente. No entanto, caso seja a segunda o valor cobrado é de R$ 41,79, neste caso, o estudante deve pagar o Duda de código 500-2, emitido no site do Bradesco.

Caso o estudante precise do documento e não tenha condições de pagar a taxa, ele poderá solicitar a isenção.

Para isso precisa apresentar declaração de hipossuficiência; declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XIII; ou decisão de autoridade judicial.

É importante lembrar que a orientação para pessoas que tiraram o seu documento antes dos 18 anos de idade é que após completarem a maior idade emitam uma nova cédula; inclusive, em alguns casos o documento vencido é rejeitado.

Documentos de identificação aceitos no ENEM

Veja abaixo quais são os documentos aceitos além do RG:

  • Carteira de Registro Nacional Migratório, em caso de estrangeiro residente no Brasil;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, em caso de imigrante que esteja regularizando sua situação de moradia no Brasil;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive para refugiados;
  • Identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.

 Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.