INSS troca o presidente após atrito com governo federal; veja novo nome

INSS tem presidência reajustada. Nessa semana, haverá mudanças nas cadeiras da previdência social federal. Após conflitos com o presidente Jair Bolsonaro, Leonardo Rolim Guimarães foi exonerado. Quem assumirá seu posto é José Carlos Oliveira, com seu nome já publicado no Diário Oficial da União.

INSS troca o presidente após atrito com governo federal; veja novo nome (Imagem: FDR)
INSS troca o presidente após atrito com governo federal; veja novo nome (Imagem: FDR)

Nos últimos dias um clima de tensão e instabilidade se espalhou pelo INSS. O até então presidente do órgão, Leonardo Rolim, entrou em conflito com o chefe de estado, Bolsonaro, de modo que recebeu sua carta de demissão. Ele estava no cargo desde janeiro de 2020, lidando com os impactos da reforma da previdência.

INSS tem novo presidente

José Carlos Oliveira é o novo presidente do Instituto Nacional de Seguro Social. Já assumindo o cargo, enfrentará o desafio de zerar as filas de concessão dos abonos e precisa ainda lidar com as ações judiciais que contabilizam milhões no orçamento do órgão.

Saindo do INSS, Rolim foi transferido para a Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, onde voltará a ocupar a posição de secretário.

Operação pente fino em andamento

Ao assumir o novo cargo, José Carlos deverá dar continuidade ao procedimento de fiscalização dentro do INSS. Há meses o órgão vem passando um pente fino no cadastro de seus segurados de modo que diminua o número de fraudes na folha orçamentária.

Nessa semana, cerca de 85 mil segurados foram notificados para comparecerem presencialmente em uma agência do INSS para a realização da perícia médica. O procedimento, por sua vez, requer um agendamento prévio pelo Meu INSS.

Como fazer a perícia médica

A perícia é o procedimento mais exigido dentro do pente fino, a fim de comprovar o afastamento do trabalhador.

  • Acesse a Página do Meu INSS (site ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada para a Perícia.

Lista das documentações complementares para a renovação do cadastro

  • Documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Atestado médico que conste a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e tenha assinatura, carimbo e endereço do profissional;
  • Carteiras de Trabalho e/ou Carnês de Recolhimento;
  • ASO emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do trabalhador;
  • Carta elaborada pela empresa em se declare o último dia de trabalho;
  • Exames de sangue e de imagem que comprovem a doença ou lesão;
  • Todas as receitas que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.