INSS troca o presidente após atrito com governo federal; veja novo nome

INSS tem presidência reajustada. Nessa semana, haverá mudanças nas cadeiras da previdência social federal. Após conflitos com o presidente Jair Bolsonaro, Leonardo Rolim Guimarães foi exonerado. Quem assumirá seu posto é José Carlos Oliveira, com seu nome já publicado no Diário Oficial da União.

INSS troca o presidente após atrito com governo federal; veja novo nome (Imagem: FDR)
INSS troca o presidente após atrito com governo federal; veja novo nome (Imagem: FDR)

Nos últimos dias um clima de tensão e instabilidade se espalhou pelo INSS. O até então presidente do órgão, Leonardo Rolim, entrou em conflito com o chefe de estado, Bolsonaro, de modo que recebeu sua carta de demissão. Ele estava no cargo desde janeiro de 2020, lidando com os impactos da reforma da previdência.

INSS tem novo presidente

José Carlos Oliveira é o novo presidente do Instituto Nacional de Seguro Social. Já assumindo o cargo, enfrentará o desafio de zerar as filas de concessão dos abonos e precisa ainda lidar com as ações judiciais que contabilizam milhões no orçamento do órgão.

Saindo do INSS, Rolim foi transferido para a Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, onde voltará a ocupar a posição de secretário.

Operação pente fino em andamento

Ao assumir o novo cargo, José Carlos deverá dar continuidade ao procedimento de fiscalização dentro do INSS. Há meses o órgão vem passando um pente fino no cadastro de seus segurados de modo que diminua o número de fraudes na folha orçamentária.

Nessa semana, cerca de 85 mil segurados foram notificados para comparecerem presencialmente em uma agência do INSS para a realização da perícia médica. O procedimento, por sua vez, requer um agendamento prévio pelo Meu INSS.

Como fazer a perícia médica

A perícia é o procedimento mais exigido dentro do pente fino, a fim de comprovar o afastamento do trabalhador.

  • Acesse a Página do Meu INSS (site ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada para a Perícia.

Lista das documentações complementares para a renovação do cadastro

  • Documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Atestado médico que conste a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e tenha assinatura, carimbo e endereço do profissional;
  • Carteiras de Trabalho e/ou Carnês de Recolhimento;
  • ASO emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do trabalhador;
  • Carta elaborada pela empresa em se declare o último dia de trabalho;
  • Exames de sangue e de imagem que comprovem a doença ou lesão;
  • Todas as receitas que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.