Último dia de inscrições na CNH Social do Detran-ES; faça seu cadastro

Iniciada no mês de outubro, termina hoje a primeira fase do programa CNH Social promovido pelo Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). Trata-se das inscrições que podem ser feitas por jovens de 18 a 25 anos de idade até às 23h59 desta quinta-feira, 4. 

Último dia de inscrições na CNH Social do Detran-ES; faça seu cadastro
Último dia de inscrições na CNH Social do Detran-ES; faça seu cadastro. (Imagem: FDR)

Até o momento, já foram viabilizadas 2.500 vagas para que os cidadãos capixabas de baixa renda tenham acesso à primeira habilitação, alteração ou inclusão de categoria na Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

O melhor é que, a pessoa selecionada no CNH Social pode realizar todas as etapas para a aquisição da carteira de motorista sem ter nenhum custo.

Mas para isso, é primordial que esta primeira etapa, a de inscrição, seja feita corretamente e dentro do prazo. Antes de mais nada, o cidadão interessado deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

A recomendação é para que os dados cadastrais estejam devidamente atualizados nos últimos 24 meses até o dia 10 de setembro de 2021, mesmo que a obrigatoriedade da atualização tenha sido suspensa temporariamente.

O jovem na faixa etária dos 18 a 25 anos precisa, obrigatoriamente, residir no Estado do Espírito Santo (ES), e apresentar uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos, além de não possuir nenhum impedimento judicial. Mas vale ressaltar que 5% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência (PCD).

Desta forma, para se inscrever, é preciso acessar o portal do Detran-ES e clicar na opção “CNH Social” situada no canto esquerdo da página. Logo em seguida, um formulário será aberto e deverá ser preenchido com uma série de dados pessoais, os mesmos informados durante a inscrição no CadÚnico, motivo pelo qual é essencial que sejam compatíveis. 

Neste momento, o candidato deve selecionar a categoria desejada para a primeira habilitação: categoria A (moto), B (carro), D (van e ônibus), E (caminhão e carreta). Lembrando que todas essas categorias valem tanto para a primeira habilitação, quanto para a inclusão ou alteração de categoria.

É importante ter bastante atenção nessa parte, pois feita a inscrição, não há como modificar a categoria uma última vez.

Os resultados desta etapa serão publicados no site do Detran-ES no dia 11 de novembro, precisamente, às 12h.

Quem for selecionado deverá iniciar o processo de matrícula online estando atento a todos os prazos de abertura e conclusão das próximas etapas. Se qualquer um dos prazos for descumprido, o candidato é desclassificado do programa CNH Social

Contudo, haverá uma chance única para os suplentes de vagas que, por alguma razão, não forem preenchidas. Esta lista da segunda chamada será publicada no dia 2 de dezembro, também às 12h no portal do Detran-ES. O propósito desta nova oportunidade é preencher as vagas remanescentes. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.